a carregar...

Notícias CLP

Notícias CLP

Lançamento do número 3 da «Revista de Estudos Literários»

Add this event to my calendar

Publication date: 13-01-2014 12:32

Location: CLP
Start: 22-01-2014
End: 22-01-2014
   
Cartaz - Revista de Estudos Literários_3  Realizar-se-á no próximo dia 22 de janeiro, pelas 15 horas, na sala do CLP, o lançamento do terceiro número da Revista de Estudos Literários, dedicado ao Ensino da Literatura e organizado por Ana Maria Machado e Cristina Mello. A Revista de Estudos Literários é uma publicação anual do Centro de Literatura Portuguesa.

Encontrando-se em evidente situação de perda, o Ensino da Literatura vê-se hoje cada vez mais questionado na Escola e na Universidade. Inquirir as razões do fenómeno e saber como é que ele pode ser enfrentado no plano institucional e no plano das práticas concretas constitui o objetivo do número 3 da Revista de Estudos Literários.

Neste sentido, o volume equaciona  problemas de caráter geral como  a questão do ensino da língua e da literatura ou o testemunho que  professores-escritores legaram da sua experiência, contrariada, relutante ou entusiasta.

Numa perspetiva mais prática, analisa-se o  programa  de Português do ensino básico, em vigor desde 2009, destacando o reforço do espaço concedido ao texto literário, de complexidade e extensão varíavel, clássico e contemporâneo, e ensaiam-se propostas didáticas iluminadoras de um cânone que continua a suscitar fé inabalável, desde a epopeia ou a verve parodística, que ambiguamente reescreve modelos consagrados, à adaptação neutralizadora da opacidade do clássico, para consumo escolar.

Num registo menos endógeno, sugere-se o diálogo interartes, integrador do texto literário num concerto de afinidades  ou a instigação ética como forma de  explorar o potencial formativo da literatura. Já fora do âmbito da formação académica obrigatória, discutem-se ainda as virtualidades didáticas da literatura  na lecionação do Português como língua estrangeira, envolvendo a candente questão da interculturalidade, e na formação superior em Jornalismo.

+ Informação.