Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

«Materialidades da Literatura» fazem balanço do ano com um seminário sobre o LdoD e a apresentação da Revista do Programa de Doutoramento

Add this event to my calendar

Publication date: 09-07-2013 09:41

Start: 11-07-2013
End: 11-07-2013
     
Semiário 2 LdoD Revista Matlit 

O Programa de Doutoramento “Estudos Avançados em Materialidades da Literatura” faz balanço do ano na próxima quinta-feira, 11 de julho, com um seminário sobre o Projeto do LdoD e com a apresentação do primeiro número da revista «MATLITt», revista do Programa de Doutoramento.

Seminário LdoD

Manuel Portela, António Rito Silva, Diego Giménez e Osvaldo Manuel Silvestre participarão no seminário no âmbito do projeto «Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego», do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Este 2º seminário, que decorre na Sala do CLP (7º piso, FLUC, 10:30 - 13:00), destina-se a fazer um ponto da situação de aspetos teóricos e técnicos dos objetos e problemas da investigação em curso, por um lado, e a delinear os passos seguintes, por outro.

Programa completo.

Apresentação da Revista «MATLIT»

O número inaugural da «MATLIT. Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura» encontra-se já disponível em linha. A revista segue uma política de acesso livre, pelo que todos os artigos (publicados em formato html e pdf) podem ser lidos e descarregados, bastando para tal carregar na capa do número. A sessão de apresentação pública terá lugar no próximo dia 11, pelas 16.30, na sala do CLP.

No seu número inaugural a MATLIT dedica a secção temática a Fernando Pessoa, num dossiê intitulado “Estranhar Pessoa com as Materialidades da Literatura”. O dossiê reproduz, em boa parte, um colóquio realizado no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra em colaboração com um dos parceiros estratégicos do Programa em Materialidades da Literatura, o ELAB (Laboratório de Estudos Literários Avançados), da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Entre vários outros motivos de interesse, este primeiro número conta com uma entrevista a Johanna Drucker, autora de uma notável obra nos domínios recobertos pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e sua Professora Visitante.

Revista «MATLIT».