a carregar...

Notícias CLP

Notícias CLP

V Congresso Internacional do Romanceiro

Publication date: 13-06-2017 13:04


V Congresso Internacional do Romanceiro (2017)





O V Congresso Internacional do Romanceiro, a realizar em 22, 23 e 24 de junho de 2017, parte de uma iniciativa conjunta da Fundación Menéndez Pidal, do Centro de Literatura Portuguesa e da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. É a primeira vez que uma universidade portuguesa acolhe este importante encontro científico, cujas anteriores edições decorreram na Universidad de Madrid (1971), na University of California, Davis (1977), no Colegio de México (1982), e em Sevilla/Puerto de Santa María de Cádiz (1987).

O Congresso insere-se nas atividades do Projeto “Catalogación, Digitalización y Edición del Romancero Tradicional de las Lenguas Hispánicas. Romances épicos e históricos de referente hispánico y francés (CADERT)”, que consiste numa ação de catalogação, digitalização e edição do romanceiro pan-hispânico promovida pela Fundación Menéndez Pidal e financiada pelo Ministerio de Economía de España. Por sua vez, a recente aquisição, pelo Estado Português, dos manuscritos autógrafos de Almeida Garrett referentes ao Romanceiro (Coleção Futscher Pereira), agora depositados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, permitirá a apresentação pública deste valioso espólio, a que será dedicada uma exposição.

A conferência de encerramento estará a cargo de Giuseppe Di Stefano (Università Di Pisa), que apresentará "Entre ira regia y fin amor: el romance de Carlos de Viana y sus ecos". O Congresso contará ainda com um momento musical proporcionado por Antoni Rossell.

Pode ser consultada informação mais detalhada no website oficial do congresso, incluindo o programa definitivo.