Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Figuras da Ficção

  
Capa - Figuras de Ficção 

Autor: Vários 
Coordenador: Carlos Reis
Editor: CLP
Data: 2006
Nº de páginas: 220
ISBN: 978-9729126109
Preço: €15.15 - Comprar

Sinopse



Conforme estava previsto no plano de actividades do Centro de Literatura Portuguesa, realizou-se a 14 e 15 de Julho de 2005, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, um colóquio internacional com o título "Figuras da Ficção", o mesmo que foi atribuído a este volume. Nessa oportunidade e no regime de debate que uma reunião deste tipo propicia, procedeu-se à confrontação de pontos de vista e de elementos de trabalho relevantes, tanto por parte dos participantes directos no projecto de investigação que suscitou o colóquio, como daqueles que se lhes juntaram. A recolha que agora se publica dá testemunho da diversidade e da qualidade das intervenções que tiveram lugar.

Girando em torno da problemática genérica da personagem, em função do que é a substância do projecto "Figuras da Ficção" de que sou coordenador no CLP, o colóquio abriu e encerrou com conferências que analisaram, por um lado, a questão da personagem no quadro actual dos estudos narrativos e, por outro lado, a problemática do realismo, indissociável, por natureza e por propósito, da representação da personagem no discurso de ficção. Para além disso e em mais de uma dezena de comunicações, estiveram em equação situações e representações específicas da personagem, em textos e em autores das literaturas portuguesa e brasileira. Por exemplo: em José Saramago e em Eça de Queirós, em Mário de Carvalho e em Helder Macedo, em Graciliano Ramos e em Jorge Amado, em Aloísio de Azevedo e em Machado de Assis. De forma complementar, intervieram no debate Teolinda Gersão e Almeida Faria, trazendo à discussão a concreta experiência da escrita ficcional e, no seu âmbito, a da figuração da personagem.

Ainda no quadro deste colóquio científico e no dia 15 de Julho pela tarde, realizou-se uma reunião de trabalho destinada não só a discutir temas em aberto, como também a formular conclusões e a apontar pistas de investigação. Pelo que foi a natureza desse encontro final, em que estiveram presentes os participantes no colóquio, dele não se encontra aqui mais do que esta referência; mas provavelmente aquele encontro dará frutos que confirmarão, em boa parte, a pertinência da linha de investigação que neste volume está em causa. Refiro-me à consolidação de um subprojecto cuja designação é, só por si, um programa de trabalho: Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa. Provavelmente e dependendo do que vier a ser o seu desenvolvimento, o Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa será o termo de chegada, no plano da nossa literatura, da reflexão que o projecto "Figuras da Ficção" tem propiciado. 

Carlos Reis
Coordenador Científico

  
 
Índice

Nota Prévia

Abertura

Narratologia(s) e teoria da personagem
Carlos Reis

Figurações da Personagem

A Construção de Dom Quixote e Sancho por Salvador de Madariaga 
Alexia Dotras Bravo

O outro lado da personagem: a (r)ecriação de Blimunda 
Ana Paula Arnaut 

O padre Amaro nas três versões de Eça de Queirós 

As meninas: três modelos equívocos de jovens dos anos 70 
Maria da Glória Bordini

Atrevidas e desbordantes: as personagens em Mário de Carvalho 
Maria João Simões

Trapacear o engano: a (r)existência feminina na narrativa de Eça de Queirós. 
Mónica Figueiredo 

O judeu de Malta: matriz de um mito negativo 
Regina Zilberman 

O preço da eternidade 
Teresa Cristina Cerdeira

Integrações Genológicas

Entre bichos e deuses: a ficcionalização das personagens em Jorge Amado e Graciliano Ramos
Fabiana Buitor Carelli Marquezini 

A escrita biográfica ou a vida como uma história
Maria Helena Santana 

O cortiço: simbolização e esquematização do português emigrado
Maria Luíza Ritzel Remédios 

Trânsito de formas: da vida social às crónicas e à construção de personagens em Machado de Assis
Salete de Almeida Cara

Testemunho

As minhas personagens.
Teolinda Gersão

Esplendores, enigmas e misérias das personagens
Almeida Faria

Encerramento

El realismo intencional: casos práticos
Darío Villanueva