Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Textos de Imprensa - I (Da Gazeta de Portugal)

  
Capa Genérica 

Autor: Eça de Queirós 
Edição e introdução: Carlos Reis e Ana Teresa Peixinho
Editor: INCM
Data: 2004
Coleção: Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós
Coordenação: Carlos Reis
Nº de páginas: 208
ISBN: 9722712780
Preço: €15.15 - Comprar

Sinopse

O presente volume da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós constitui um testemunho mais da relevância que na obra queirosiana é assumida pelos textos de imprensa.
Trata-se, neste caso, de recuperar os primeiros escritos de Eça de Queirós. Eles valem, de certa forma, como exercícios de aprendizagem, revelando, ao mesmo tempo, leituras de juventude, bem como uma atitude mental de clara modelação romântica. Publicados em duas etapas, nos anos de 1866 e 1867, os folhetins da Gazeta de Portugal podem ser encarados, em conjunto, como um marco fundador, remetendo difusamente para processos criativos que o tempo haveria de maturar.

O que aqui se encontra são aqueles textos em que reconhecemos uma feição genericamente ensaística — de crítica, de reflexão doutrinária, de pura divagação estética, etc. —, textos distintos daqueles que, por evidenciarem uma dinâmica narrativa muito clara, são integrados no volume de Contos I, isto é, os contos não-póstumos.
Esta é a oportunidade privilegiada para se repararem as inúmeras omissões e erros editoriais cometidos desde que, em 1903, Luís de Magalhães salvou do esquecimento os singulares textos que deram então lugar ao volume Prosas Bárbaras.

Carlos Reis, da Nota prefacial

  
 
Índice