Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Eça de Queirós

   
Capa - Eça de Queirós 

Autor: Carlos Reis
Editora: Edições 70/ Centro de Literatura Portuguesa
Data: 2009
Coleção: Cânone
Coordenação: Carlos Reis
Nº de páginas: 264
ISBN: 978-9724415246
Preço: €16.15 - Comprar

Sinopse

Sendo cada uma das obras dedicada a um escritor português, pretende-se que os textos desta coleção - escritos por especialistas, mas num estilo que se quer de divulgação - elucidem o leitor sobre a especificidade da obra de cada autor.

A obra de Eça de Queirós é canónica também porque nela revemos temas e ideias que ajudam a identificar uma cultura, uma literatura e mesmo uma língua. Não por acaso, Eça foi confirmado nessa sua condição canónica por um dos mais famosos ensaístas da actualidade, Harold Bloom, justamente aquele que de forma mais expressiva e às vezes provocatória sublinhou a relevância e a legitimidade do cânone ocidental. Sendo assim, a leitura de Eça pode ser (e é quase sempre) um pretexto de reencontro com valores e com formas que, a mais do que um título, continuam a fazer sentido para nós. 

O volume que agora se publica e a colecção em que ele se integra pretendem cumprir vários objectivos: revalorizar o escritor, promover a sua difusão, facultar elementos de trabalho precisos para utilização escolar, estimular a leitura ou a releitura, ajudar a relação crítica do leitor com os textos. Sem propósito de aprofundada exegese, este livro quer ser antes de tudo um simples e claro instrumento de trabalho para quantos ainda crêem que a leitura e o estudo dos nossos autores canónicos são pertinentes e oportunos. Carlos Reis

  
 
Índice