Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação

A Secção de Português conta com uma larga tradição em termos de investigação e ensino, anteriormente congregada em torno do Instituto de Língua e Literatura Portuguesas (ILLP). Beneficia, assim, da experiência e elevada competência do seu corpo docente e da sua vocação para ampliar as fronteiras do conhecimento através de pesquisa científica de referência em distintas áreas: estudo da língua portuguesa, na sua dimensão diacrónica e no seu funcionamento sincrónico, e como idioma em contacto; ensino de português como língua não materna; literatura portuguesa; literatura brasileira; literaturas africanas de língua portuguesa; didática e teoria literária; estudos interartes e humanidades digitais.

A oferta formativa assegurada por esta Secção no âmbito de cursos de licenciatura (Português), mestrado (Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda; Literatura de Língua Portuguesa; Ensino de Português) e doutoramento (Linguística do Português; Literatura de Língua Portuguesa) contempla uma dimensão de herança e memória, mas procura fundamentalmente responder aos grandes debates que atravessam o campo das Humanidades e aos desafios do século XXI. Cumprindo ainda a sua missão, a Secção tem papel de relevo a nível de organização, funcionamento e lecionação dos cursos de Português para Estrangeiros, destinados a públicos muito diversos e que têm uma tradição quase centenária na Faculdade de Letras de Coimbra.

A Secção surge ainda empenhada em múltiplas ações de transferência de saber, de formação e qualificação de professores de vários graus de ensino, bem como de prestação de serviços à comunidade.