Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação

A Secção de Estudos Italianos é reconhecida como o grande centro de investigação e de ensino em Portugal no domínio da Italianística. É interlocutora privilegiada de numerosas universidades e instituições italianas com as quais mantém relações de colaboração, quer através do programa europeu Erasmus+, quer através de outros acordos.

 Os cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento ministrados na área da Italianística oferecem sólida formação no campo da literatura, da cultura e da língua. Além disso, a Secção de Estudos Italianos promove continuamente iniciativas culturais de cariz interdisciplinar dirigidas a vários públicos. De entre elas, destacam-se os Encontros de Italianística, a série de congressos dedicados a um autor ou a um tema que vai na sua sua XI edição, ou Otto e Mezzo, o festival de cinema italiano que há 11 anos consecutivos marca presença no Teatro Académico Gil Vicente. É sede da redação da revista histórica Estudos Italianos em Portugal.

 Detentora de um rico historial, a Secção de Estudos Italianos tem na sua origem a Sala Italiana, fundada na Faculdade de Letras em 1926 por proposta do governo italiano, sendo um dos mais antigos institutos universitários da Península Ibérica que se dedicam à Italianística. Teve por primeiro diretor Eugénio de Castro e serviu institucionalmente as funções de Consulado Italiano.