A Doutora Carolina Henriques Pereira, investigadora integrada no CHSC e professora auxiliar convidada no DHEEAA, foi uma das vencedoras da 33ª edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2024, instituído pela Universidade do Minho.
A sua tese de doutoramento “Escapando à guerra e ao holocausto através de Portugal: refugiados nas zonas de ‘residência fixa’ da Região Centro (1940-1946)”, foi considerada um dos melhores trabalhos de investigação sobre História Contemporânea de Portugal, da autoria de jovens investigadores. Este trabalho aborda a temática dos refugiados, no contexto da II Guerra Mundial, e a sua integração em zonas de ‘residência fixa´ em localidades termais e balneares da Região Centro, que devido à eclosão da guerra tinham sofrido um decréscimo acentuado no turismo.
Este prémio, também atribuído ex-aequo a Pedro Almeida, da Universidade do Porto, visa distinguir jovens investigadores de História Contemporânea de Portugal. A cerimónia de entrega do Prémio realiza-se dia 11 de dezembro, pelas 15h00, no Largo do Paço, em Braga.
Foto de @Sérgio Azenha