Jack Kerouac - Jornada Evocativa
Anfiteatro III e Teatro Paulo Quintela (FLUC), 28 de Outubro de 2022
Um dos grandes nomes da Beat Generation, Jack Kerouac (1922-1969) marcou indelevelmente toda uma geração norte-americana de poetas e artistas, mas também todo um modo de vida, nas décadas de 50 e 60, sobretudo através do seu famoso romance experimental On the Road (1957), de que resultou o filme com o mesmo título (Walter Salles, 2012). Mas, bem antes do cinema, a obra de Kerouac haveria de ser internacionalmente reconhecida e muito influente nas gerações de jovens que se sucederam àqueles anos, na Europa e não só. O caso português é talvez um dos mais curiosos, uma vez que será no período pós-25 de Abril e na abertura que ele significou que On the Road se tornou uma espécie de ícone entre os jovens portugueses da década de 70, pois podiam, finalmente, usufruir de uma liberdade sem fronteiras, como era aquela que o romance exigia no pós 2ª Grande Guerra nos EUA. O início da Guerra Fria, a perseguição aos "vermelhos", a censura, um crescimento capitalista e consumista até então nunca visto, e a ameaça atómica levam a uma exigência de resistência e de regresso aos grandes valores democráticos norte-americanos — e é sobretudo isso que a Beat Generation e nomes como Jack Kerouac acabariam por significar.
Celebra-se este ano o centenário do nascimento deste autor e muitas têm sido as efemérides a comemorar essa data, nos EUA e um pouco por todo o mundo, como aconteceu já também em Lisboa, nomeadamente na sua universidade.
A Secção de Estudos Anglo-Americanos, pelas razões acima aduzidas, mas sublinhando sobretudo o impacto da obra deste autor na década de 70 em Portugal, considera de enorme relevância que a Faculdade de Letras e a Universidade de Coimbra não fiquem fora destas comemorações. Para tanto, a SEAA pretende organizar uma Jornada que marque esta data e que tenha um formato inovador, de modo a poder cativar os/as estudantes das gerações mais recentes para a revisitação e celebração deste marco da cultura ocidental. Para o efeito, pretende-se juntar à dimensão científica a dimensão criativa e artística, convidando não só alguns especialistas da obra de Kerouac a estar presentes, mas também alguns autores portugueses que, de algum modo, foram influenciados pela obra deste autor norte-americano.
Entre os especialistas, poderemos contar com Polina Mackay, Professora Associada de Literatura Inglesa e Diretora do Departamento de Línguas e Literatura da Universidade de Nicósia, autora de reconhecida obra crítica sobre a ‘Beat Generation’ e vice-presidente da European Beat Studies Network; Margarida Vale de Gato (Universidade de Lisboa), Nuno Marques (Environmental Humanities Laboratory, Royal Institute of Technology, Estocolmo) e Rui Lopo (Instituto de Filosofia Luso-Brasileira) farão comunicações sobre traduções de vários textos de Kerouac; James MacKay (European University, Cyprus) falará sobre a pegada de carbono no romance On the Road de Kerouac; e Sérgio Dias Branco fará uma apresentação sobre o filme Pull my Daisy de Robert Frank. Tal como referido, contaremos também com a presença de alguns escritores portugueses que trabalham na esteira de Kerouac e que privaram com alguns dos autores Beat: Luís Filipe Sarmento e Jaime Rocha.
Inserido na Jornada, John Mercy & The Dead Beats trazem ao palco um concerto multimédia para o qual foram escritas canções originais que acompanham a narrativa do livro On The Road. O espetáculo conta com as imagens fruto da interpretação da realizadora e artista visual Luisa Neves Soares. Entre as canções celebram-se as palavras do autor através da narração de Manuel Portela (FLUC) e das atrizes Margarida Sousa e Isabel Craveiro, da companhia de teatro “O Teatrão”. O espetáculo foi criado por John Mercy/João Rui, mais conhecido como o vocalista e multi-instrumentista da banda Conimbricense a Jigsaw, que já conta com mais 20 anos de carreira e diversos álbuns publicados. As canções que fazem parte deste concerto serão editadas no álbum West Of The American Night 2023. No dia 28 de Outubro estreia o single em vinil edição limitada 7” através da editora Lux Recods da canção “Old Bill” com o lado B The “Shadow Traveller“. Os The Dead Beats são uma banda constituída por diversos músicos de referência da cena musical: Luis Formiga (Animais, Mancines), Miguel Cordeiro (Victor Torpedo and The Pop Kids), Pedro Antunes (Bunny Ranch, Subway Riders, Wipeout Beat, John Mercy & Tracy Vandal), Raquel Ralha (Belle Chase Hotel, Azembla's Quartet, Mancines, Raquel Ralha e Pedro Renato, Animais, Mancines), Susana Ribeiro (a Jigsaw), Tracy Vandal (Tiguana Bibles, Lincoln, The Great Moonshiners Band), Victor Torpedo (Tédio Boys, The Parkinsons, Tiguana Bibles, Subway Riders, Blood Safari). O concerto terá lugar no Teatro Paulo Quintela, às 19h, e conta com o apoio técnico do TAGV.
A jornada evocativa de Jack Kerouac terá lugar no Anfiteatro III e no Teatro Paulo Quintela (FLUC) a 28 de Outubro de 2022 e conta com o apoio do DLLC, da Direção da FLUC e ainda do TAGV.