Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Plano de Estudos

faqs

 1. Em quantas unidades curriculares (uc) posso inscrever-me por ano?

Pode inscrever-se em 10 uc, equivalentes a 60 ECTS: 5 por semestre.

faqs

 2. O que fazer se não realizar uma uc?

a. No ano seguinte, deve reinscrever-se nessa uc.

b. Segundo o Regulamento Académico, para além dos 60 ECTS de inscrição em 10 novas uc, tem direito a reinscrever-se nas uc que não realizou até ao limite de 24 ECTS; ou seja, se reprovou a 1, 2, 3 ou 4 uc, deve reinscrever-se nessas uc, mais as 10 uc novas; se reprovou a mais de 4 uc, pode reinscrever-se em todas as uc que não realizou, tendo um limite global de 84 ECTS (14 uc) por ano, incluindo uc novas.

c. Caso a uc a que reprovou não seja oferecida no ano seguinte, poderá reinscrever-se no ano subsequente (se não for finalista) ou optar pelo regime de disciplina isolada (ver abaixo). Neste caso, deverá escolher uma outra uc optativa em funcionamento nesse ano.

faqs

3. O que são disciplinas isoladas?

a. São unidades curriculares realizadas fora do plano de estudos, que podem ser pagas ou gratuitas.

b. Todos/as os/as estudantes da UC têm o direito de realizar anualmente e gratuitamente uma disciplina isolada em cada semestre, ou, caso se trate de uma inscrição parcial, uma disciplina isolada no semestre em que estão inscritos/as.

c. As disciplinas isoladas gratuitas não podem nunca ser creditadas no plano de estudos, sendo registadas apenas no suplemento ao diploma.

d. Caso pretenda realizar disciplinas isoladas que possam ser posteriormente creditadas no seu plano de estudos, deverá candidatar-se às disciplinas pretendidas e pagar o respetivo custo (€40 euros por 1 ECTS). O pedido de creditação no seu plano de estudos tem de ser feito através de requerimento, podendo ser apresentado em qualquer momento após obter aprovação.

faqs

4. Como me inscrevo em disciplinas isoladas?

a. Primeiro, deve apresentar uma candidatura através do inforestudante nos prazos previstos e divulgados pela UC em http://www.uc.pt/candidatos/unidades_curriculares_isoladas.

b. Depois de aprovada a candidatura, é enviada uma notificação a informar sobre a concretização da matrícula e os dados de pagamento do emolumento.

c. Caso o pagamento não seja efetuado no prazo indicado, a matrícula é anulada.

faqs

5. Como concluo o curso? a. Todas as licenciaturas da FLUC têm 180 ECTS (30 unidades curriculares), distribuídos da seguinte forma:

i. 3 unidades de INICIAÇÃO (18 ECTS), a escolher da lista disponibilizada pela FLUC nesta área, que deve realizar no primeiro semestre do curso;

ii. 18 a 22 unidades de ESPECIALIZAÇÃO (108 a 132 ECTS), que constituem o núcleo do curso em que ingressou; nos cursos bidisciplinares de Estudos Clássicos e de Línguas Modernas é necessário realizar 22 uc de especialização;

iii. 5 unidades de Concentração Complementar - OCC (30 ECTS), de uma área científica diversa da do curso que frequenta. Se pretender, pode optar por um MENOR (basta, para o efeito que se inscreva no ramo com MENOR e selecione 5 uc de um dos outros cursos da FLUC ou de outra faculdade da UC que ofereça menores). Nota: nos cursos bidisciplinares de Línguas Modernas que dão acesso a mestrados de ensino, as 5 uc correspondentes a OCC ou a menor devem ser feitas dentro da área de especialização.

iv. 0 a 4 unidades de Formação Geral - FG (0 a 24 ECTS) que pode escolher de qualquer curso da UC (caso prescinda desta área, deve reforçar a ESPECIALIZAÇÃO. Por exemplo, se fizer apenas 2 uc de FG, terá de realizar 20 uc de ESPECIALIZAÇÃO). Nota: Os cursos bidisciplinares de Estudos Clássicos e de Línguas Modernas não incluem a área de Formação Geral.

b. Para concluir o curso, tem de respeitar este plano e perfazer 180 ECTS. Deverá consultar o simulador do percurso e o simulador com inscrições, disponível no Inforestudante, para verificar se está a cumprir os requisitos do seu plano de estudos.

faqs

 6. O que é um Menor e como me inscrevo em Menor?

a. Um MENOR é um conjunto de 5 unidades curriculares (30 ECTS) pertencentes a qualquer curso da FLUC ou de outra faculdade da UC que tenha menores disponíveis.

b. O MENOR não é obrigatório. Pode optar pelo ramo do seu curso sem menor.

c. Se optar por menor, no momento da inscrição, deve selecionar o ramo com MENOR.
ATENÇÃO: para se inscrever em menores da FEUC, é necessário apresentar uma pré-candidatura, que normalmente decorre em julho. Atenção: para se inscrever em menores da FEUC, é necessário apresentar uma pré-candidatura, que normalmente decorre em julho.

d. Pode, a meio do curso, alterar para Menor disciplinas optativas já realizadas, desde que pertençam ao mesmo curso. Basta, para o efeito, solicitá-lo diretamente aos Serviços de Gestão Académica da UC (https://apps.uc.pt/forms/view/sga).

faqs

7. Qual a diferença entre Concentração Complementar e Menor? a. O MENOR consiste num conjunto de 5 unidades curriculares de um dos 13 Cursos de 1.º Ciclo da Faculdade de Letras ou de outras licenciaturas da UC que ofereçam menores. Pode consultar a lista de menores disponíveis na página da UC que contém a descrição do seu curso e a lista de unidades curriculares que o compõem.

b. A Concentração Complementar (OCC) consiste num conjunto de 5 unidades curriculares não necessariamente restritas a um só curso, mas obrigatoriamente de uma mesma área científica. Por exemplo, uma OCC em História pode ser constituída por unidades curriculares dos cursos de História, de História da Arte, de Arqueologia, de Estudos Europeus.

faqs

8. O que é a PRESCRIÇÃO? a. É o impedimento, por falta de aproveitamento escolar, da realização de uma nova inscrição por um período de dois semestres consecutivos.

b. Caso não tenha realizado no mínimo 60 ECTS até à sua 4.ª inscrição, prescreve.

c. Os critérios de aproveitamento escolar estão fixados no artigo 3.º do Regulamento n.º 248/2012 (https://www.uc.pt/regulamentos/ga/vigentes/regulamento_de_prescricoes_na_uc.pdf

d. Após o cumprimento do período de prescrição pode voltar a candidatar-se a cursos da FLUC por uma das seguintes vias: Reingresso; Mudança de Par Instituição/Curso.

e. Durante o período de prescrição, pode, contudo, inscrever-se em unidades curriculares isoladas, que têm o custo de 40 euros por ECTS. Ou seja, qualquer unidade curricular isolada de um dos primeiros ciclos da FLUC tem o custo de 240 euros.

f. Ao reingressar, deverá solicitar creditação das unidades curriculares isoladas em que obteve aprovação.

faqs

9. Terminei a licenciatura e quero continuar no mestrado de continuidade. Como fazer?

a. A partir de 2017/2018, todos/as os/as Estudantes que concluem uma licenciatura na UC (1º ciclo) têm de efetuar candidatura ao mestrado (2º ciclo), mesmo que seja de continuidade.

b. Consulte Candidaturas ao 2º Ciclo (Mestrados).