Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Normas para autores

1. Propostas de artigos e recensões

Os artigos e as recensões propostos para publicação devem ser originais e seguir as normas de redação para autores adotadas pela revista. Serão sujeitos a arbitragem científica anónima. Todo o processo seguirá o Código de ética. Guia de boas práticas para editores de revistas da Universidade de Coimbra <Código de ética. Guia de boas práticas para editores de revistas>

2. Envio

O envio efetua-se através da plataforma Open Journal Systems: http://impactum-journals.uc.pt/biblos/login

3. Normas para artigos

3. 1. Apresentação, extensão e formatação do texto

Admitem-se artigos escritos em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou português. A sua extensão não excederá os 45 000 caracteres com espaços no total, compreendidos resumo, notas, bibliografia, etc.

O texto deve ser formatado em Microsoft Office Word, tamanho A4 com margens superior, inferior e laterais de 2,5cm, alinhamento justificado, com avanço de 0,5cm na primeira linha de cada parágrafo, tipo de letra Times com o tamanho de 12 pontos, numeração de páginas e de notas sequencial e duplo espaçamento entre linhas.

No início do artigo constarão, em parágrafos sucessivos: título, alinhado ao centro, a negrito, e letra com o tamanho de 14 pontos; subtítulo, caso exista, alinhado ao centro, a negrito, e letra com o tamanho de 11 pontos; nome do autor, endereço de correio eletrónico, instituição a que pertence (no caso de o autor pertencer a várias instituições, podem ser referidas duas delas) e id orcid; resumo, até 800 caracteres com espaços e em letra com o tamanho de 14 pontos, na língua em que o artigo é escrito e em inglês ou, caso o artigo seja escrito em inglês, numa outra língua admitida pela revista; lista de cinco palavras-chave/keywords, separadas por ponto e vírgula (;) , nas duas línguas utilizadas no resumo.

No final do artigo constará uma bibliografia limitada aos títulos citados.

A indicação de um passo ou de uma obra será feita de forma abreviada no texto, segundo o modelo autor e data (apelido do autor, data: página).

As notas de rodapé serão breves, introduzindo esclarecimentos ou comentários pontuais, e a matéria essencial ficará contida no próprio texto. A chamada surge antes do sinal de pontuação.

Os subtítulos serão formatados de acordo com a escala:

Nível 1: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Times a negrito, tamanho de 14 pontos.

Nível 2: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Times a negrito, tamanho de 13 pontos.

Nível 3: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Times a negrito, tamanho de 11 pontos.

Nível 4: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Times a negrito, tamanho de 10 pontos.

Não haverá sublinhados, traçados ou sombreados, nem outros negritos para além dos títulos.

As citações serão feitas entre aspas curvas (“ ”), exceto se excederem as três linhas. Nesse caso, devem ser autonomizadas, sem aspas, e separadas por uma linha em branco, no início e no fim. O bloco de texto e a citação abreviada registar-se-ão em letra com o tamanho de 11 pontos e avanço de 1,5cm à esquerda. A citação abreviada seguirá, entre parênteses, numa linha autónoma.

As notas de rodapé serão formatadas em letra com o tamanho de 10 pontos, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas de 1,5.

Todas as hiperligações deverão ser removidas.

Gráficos, mapas e desenhos serão executados em Illustrator e salvos no seu formato nativo (extensão.ai). Os gráficos também poderão ser executados em Excel desde que guardados como imagem (formato TIFF). Para fotos, use-se o modo CMYK, formato TIFF e 300 dpi(s) de resolução.

Cada item será remetido em ficheiro autónomo com indicação, no texto, do local onde deve ser inserido e da respetiva legenda.

Cabe ao autor a responsabilidade de obter a competente autorização para publicação de imagens sujeitas a direitos de autor.

3. 2. Organização da bibliografia final

Será usada a norma APA (American Psychological Association) <https://www.uc.pt/imprensa_uc/Autores/apa>

— Monografias

Apelido do autor, Primeiro nome completo (data). Título do livro. Subtítulo. Ed./Trad./etc. Local de edição: Editor.

— Ensaios ou artigos incluídos em monografias

Apelido do autor, Primeiro nome completo (data). Título do capítulo/parte da obra. In Primeiro nome completo Apelido (Ed./Trad./etc.), Título do livro. Subtítulo (número da primeira página-número da última página). Local de edição: Editor.

— Artigos de publicações em série

Apelido do autor, Primeiro nome completo (data). Título do artigo. Subtítulo. Título da Revista. Subtítulo, número do vol., número do fascículo/suplemento, número da primeira página-número da última página.

— Trabalhos não editados (tais como teses, dissertações ou trabalhos académicos)

Apelido do autor, Primeiro nome completo (data). Título do item. Subtítulo. Tipo de trabalho académico, Instituição, Localidade, País.

— Referências bibliográficas eletrónicas

Apelido do autor, Primeiro nome completo/Autor coletivo (data). Título do item. Subtítulo. Título da publicação. Numeração, localização na publicação. Endereço eletrónico.

— Os caracteres do apelido do autor não sofrem maiusculação.

— Os nomes de vários autores, editores, etc. são separados por ponto e vírgula (;) , mantendo sempre a mesma ordem relativa entre Primeiro nome e Apelido.

— Nas palavras do título e do subtítulo de uma obra, não se introduz maiusculação.

— Nas palavras do título e do subtítulo de publicações em série, introduz-se maiusculação.

— A separação entre título e subtítulo faz-se por ponto (.) .

— No caso de itens em tradução, a indicação do/as tradutor/as deve ser sempre fornecida.

— O local de edição é transcrito conforme o original.

— Na bibliografia final, para referenciação do mesmo autor usa-se traço (—) .

— Não se usam as abreviaturas ib., id., etc.

4. Normas para recensões

A obra recenseada será identificada de acordo com o modelo usado na bibliografia, ao que se acrescenta o número de páginas e ISBN.

As recensões não devem exceder os 9 000 caracteres com espaços, nem são acompanhadas por notas de rodapé.

5. Correção de provas tipográficas

Serão enviadas aos autores unicamente as primeiras provas tipográficas dos textos aceites para publicação. Nelas não devem ser introduzidas alterações ou acrescentos, admitindo-se apenas a correção de gralhas e erros ortográficos.