a carregar...

NICIF

TERRISC

Metodologia

A primeira fase  correspondeu à cartografia, experimentação e inventariação da área em estudo, integrada num conjunto de unidades geomorfológicas, num total de seis bacias hidrográficas, repartidas pelos concelhos de Oliveira do Hospital, Arganil e Seia.

O trabalho de gabinete encontrou a sua máxima expressão na cartografia da área ocupada por socalcos uma vez que estes assumem finalidades específicas, baseadas no aumento da espessura do solo, decorrente da diminuição local do declive da vertente e no favorecimento da infiltração, limitando a escorrência superficial e, consequentemente, a erosão hídrica.
metodo1
Os objectivos deste parâmetro assentam na inventariação da estrutura dos socalcos e no estado de conservação dos muros que os suportam e numa análise mais específica do uso agrícola e fisionomia vegetal dos campos agrícolas.

A inventariação dos socalcos foi realizada a partir da análise integrada de cartas militares do Instituto Geográfico do Exército, fotografias aéreas de 1958 e ortofotomapas de 2004 as quais, permitiram realizar a vectorização dos socalcos através do software ArcGis 9.1.
metodo2
Um dos objectivos do Terrisc foi o de se proceder à quantificação de diferentes aspectos que, directa ou indirectamente, se relacionam com a erosão do solo e que permitem um acompanhamento e controlo sistemático da movimentação de materiais. Para esse efeito instalaram-se parcelas de erosão, onde periodicamente se recolheram amostras de material proveniente da escorrência, sendo esses, objecto de tratamento laboratorial. Cada parcela tem uma área padronizada de 2,5 m2, constituída, basicamente, por um rectângulo de chapa zincada, no qual foram instalados equipamentos para a medição da água da escorrência e dos materiais sólidos deslocados.

Os componentes principais da parcela de erosão são uma calha colectora que armazena o material sólido, um limnígrafo de balança e um totalizador, com capacidade para armazenar 30 litros de água da escorrência, podendo recolher o material sólido mais fino transportado em suspensão.
esta_meteo

Para a quantificação das variáveis meteorológicas, instalaram-se estações meteorológicas em cada um dos municípios, com o objectivo de se obter um registo de informações relativas à pluviosidade, temperatura, humidade relativa, pressão atmosférica, vento e, também, monitorizar episódios de precipitações concentradas. Cada estação é  constituída por anemómetro, termo-higrómetro e pluviómetro, com leituras contínuas, em intervalos de 30 minutos.
parc_eros

 apoios