Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Prémios, Bolsas e Concursos Internos



BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÉMIOS ESTUDANTES 

BOLSAS DE CURTA DURAÇÃO

Bolsas de estudo Língua e Culturas Orientais Fundação Oriente

Descrição: A Fundação Oriente oferece a oportunidade a estudantes universitários portugueses de aperfeiçoarem o seu nível de proficiência linguística numa língua oriental durante um ano letivo. A formação será ministrada numa instituição de ensino do país de origem.

Datas de candidatura: janeiro de 2023

Informações disponíveis em:  Fundação Oriente - Língua e Culturas Orientais (foriente.pt)


Bolsas de estudo Língua e Cultura Portuguesa Fundação Oriente

Descrição: A Fundação Oriente oferece a oportunidade a estudantes universitários de países orientais de frequentarem o curso anual de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Coimbra.

Datas de candidatura: janeiro de 2023

Informações disponíveis em:  Fundação Oriente - Língua e Cultura Portuguesas (foriente.pt)

BOLSAS DE DOUTORAMENTO

Bolsas de Doutoramento Fundação Oriente
Datas de candidatura: janeiro de 2023

Fundação La Caixa: Doctoral INPhINIT Fellowships
Abertura próxima call: 2023

Bolsas de Investigação para Doutoramento, 2023-24 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Descrição: O concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação para Doutoramento, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) está aberto até ao próximo dia 15 de abril de 2023. As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Instituto Diplomático.

As áreas científicas contempladas são: História; História Diplomática; Ciência Política; Relações Internacionais.

Mais informações disponíveis em: Aviso_de_Abertura_MNE_IDI_FCT_Final_03.pdf

Bolsas de investigação para Doutoramento no Wittenberg Center for Global Ethics (Alemanha)

Descrição: Está a decorrer até dia 16 de abril de 2023 o Concurso para admissão de candidatos ao programa de doutoramento em ‘Ética e Liderança Responsável nos Negócios’ que terá início em outubro do presente ano em Wittenberg.

Mais informações disponíveis em: Doctoral Program "Ethics and Responsible Leadership in Business": Memberships & Doctoral Scholarships | EURAXESS (europa.eu)

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Bolsas de Pós-graduação no Estrangeiro, 2023 | Fundação "la Caixa", BPI

Descrição: O programa de bolsas de pós-graduação no estrangeiro da Fundação "la Caixa" e do Banco Português de Investimento (BPI) apoia o melhor talento científico e fomenta a investigação inovadora e de excelência em Espanha e Portugal.

Estas bolsas visam promover a obtenção do grau de mestrado ou doutoramento em todas as áreas de conhecimento, fora do país de origem dos candidatos.

Destinatários/as:  Candidatos que apenas possuam uma licenciatura (180 ECTs) são também elegíveis desde que comprovem na sua candidatura que possuem outras qualificações e méritos curriculares relacionados com o programa académico a que se candidatam.

Prazo: O período de candidaturas decorre até 1 de fevereiro de 2023. As candidaturas devem ser efetuadas em linha e em inglês.

Mais informações disponíveis em:  Bolsas de Pós-graduação no Estrangeiro, 2023 | Fundação "la Caixa", BPI | Eurocid - Informação europeia ao cidadão (mne.gov.pt)

Programa "Jovens Observadores/as" (estudantes de Mestrado)

No âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022, os/as estudantes/as de mestrado na UE são convidados/as a tornarem-se "Jovens Observadores/as" nas avaliações de propostas do Horizonte Europa.

Mais informações aqui

Bolsa Fulbright para Doutoramento com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Destinatários: A bolsa destina-se a estudantes que vão frequentar em regime presencial e a tempo inteiro o primeiro ano de um programa de doutoramento numa universidade acreditada nos Estados Unidos da América.

As candidaturas são submetidas online através do seguinte formulário eletrónico: https://apply.iie.org/ffsp2023/

Prazo: de 1 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.

Mais informações em: http://www.fulbright.pt/bolsas/bolsa-fulbright-para-doutoramento/

CONCURSOS

Concursos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Destacamos a alteração do calendário do concurso para Projetos de I&D em todos os domínios científicos 2023, que decorrerá entre junho e julho de 2023, bem como o lançamento de novos programas de financiamento:

Programa ERC-Portugal;

- Prémio RESTART;

Prémio “Impacto da Ciência na Economia e Sociedade”.

O Programa ERC- Portugal  pretende apoiar os/as investigadores/as a desenvolver a sua atividade em instituições científicas nacionais cujas candidaturas a financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC) obtiveram classificação ERC de “A” após a segunda fase de avaliação. O apoio está aberto em permanência.

O Programa RESTART consiste numa iniciativa da FCT que visa promover a igualdade de género e de oportunidades na ciência, apoiando quem tenha optado por uma licença parental alargada, através do financiamento de projetos exploratórios em qualquer domínio científico. Apoia, assim, o recomeço das atividades científicas, promovendo a competitividade numa fase crítica das carreiras dos investigadores. São elegíveis investigadores e investigadoras que tenham gozado uma licença parental/adoção por um período igual ou superior a 120 dias (72 dias de licenças partilhadas), concluída há menos de 12 meses.

O Prémio “Impacto da Ciência na Economia e Sociedade” promovido pela FCT em conjunto com o GEE (Ministério da Economia e do Mar), pretende distinguir artigos científicos que contribuam para um maior conhecimento e apontem evidências da forma como os investimentos públicos e privados em ciência e em I&D impactam o desenvolvimento económico e social do país, na competitividade das empresas, no empreendedorismo de base tecnológica, na internacionalização do sistema científico e tecnológico ou na resposta a desafios societais.

PRÉMIOS


Prémio Amílcar Cabral

O Prémio destina-se a galardoar um artigo de investigação histórica, que poderá incidir sobre qualquer temática e problemática relativa à história das resistências anticoloniais e dos impérios coloniais. O artigo poderá incidir sobre qualquer contexto geográfico mundial e sobre qualquer período histórico, da atualidade ao século XV.

Destinatários: Investigadores/as de qualquer nacionalidade, recém-doutorados em universidades nacionais ou estrangeiras

Prazo de candidatura: 31 de janeiro de 2023

Mais informações disponíveis em Prémio Amílcar Cabral 2022 - Regulamento (unl.pt)


Prémio Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães

Instituído pela Câmara Municipal de Loulé, o Prémio destina-se a galardoar o melhor estudo de investigação sobre o Património Histórico e Cultural do concelho de Loulé nas suas diferentes abordagens (histórica, arqueológica e etnográfica).

Destinatários: Autores de qualquer nacionalidade, particularmente jovens investigadores.

Prazo: 15 de maio 2023

Mais informações disponíveis em Município de Loulé - Câmara Municipal de Loulé Prémio Joaquim Romero Magalhães (cm-loule.pt)