Este vídeo foi apresentado na Mostra Europeia de I&D em Humanidades (2021, Conferência Europeia de Humanidades). Veja todos os vídeos no Educast.

O IEF – "Instituto de Estudos Filosóficos” é uma Unidade de Investigação & Desenvolvimento patrocinada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., inteiramente dedicada à investigação em Filosofia.

Sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), integra e acolhe também membros de outras instituições de ensino superior portuguesas e estrangeiras.


O IEF adota práticas e políticas de integração e de pesquisa sensíveis às problemáticas de género.



O IEF tem como sua principal linha de pesquisa a filosofia do cuidado. A atenção à problemática do cuidado nunca se tornou mais premente do que nos tempos que atravessamos.


O IEF propõe-se privilegiar a intersecção desta temática com os campos tradicionais da filosofia, como a ontologia e a metafísica, a ética e a estética, a política e a sociedade, a lógica e a argumentação, a ciência e a antropologia, a hermenêutica e a religião.

Atento à história da filosofia e ao diálogo com os seus maiores textos, refletidamente traduzidos, o IEF abraça também a missão de estimular o pensamento e a conceptualização filosófica em língua portuguesa, tal como a recuperação, o aprofundamento e a divulgação internacional de todo o relevante património filosófico ligado à “escola de Coimbra.

Além do cuidado pelos tradicionais meandros filosóficos conceptuais, sejam de cariz histórico, sejam de natureza sistemática, o IEF atende a vários cruzamentos disciplinares e desenvolve trabalho efetivo em múltiplos campos teóricos e práticos menos convencionais, que todavia considera imperativos.

Dando uma atenção particular aos fenómenos e problemas do nosso tempo, com a preocupação de oferecer uma resposta sensível aos desafios contemporâneos e de estimular e aprofundar uma reflexão sobre eles, o IEF oferece a todo o público docente, discente e demais interessados um conjunto alargado de atividades.

De entre os cruzamentos disciplinares que implicam o cuidado com o pensar, o fazer e o agir humanos, destacam-se o mundo da saúde, o trabalho social, o ambiente e os horizontes da ecologia, a política e o direito, a sociedade digital e os seus desafios, o património e a curadoria, sempre suportados pela investigação da tradição e pela atenção à contemporaneidade.

Reconhecido por uma internacionalização muito expressiva, o IEF desenvolve também uma atividade editorial aberta a toda a comunidade buscando, desta forma, corresponder à necessidade de um pensamento exigente e rigoroso para os nossos dias, tal como traduzir alguma da sua mais avançada pesquisa.


O IEF apoia a formação de jovens investigadora/es, estimula mestrados e doutoramentos e acolhe projetos de pós-doutoramento em múltiplas áreas da Filosofia.


O Instituto de Estudos Filosóficos é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/FIL/00010/2020.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO