Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Professor Duarte Nuno Vieira eleito Presidente Honorário da Rede Iberoamericana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses

18 julho
Membros da Rede Iberoamericana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses
Membros da Rede Iberoamericana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses
© DR

Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi eleito Presidente Honorário da Rede Iberoamericana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses (RIAIMLCF). 

Esta rede, que integra 22 países da América central e do sul, das Caraíbas, assim como Portugal e Espanha, foi fundada em 2007, na Argentina, durante um encontro sobre a problemática da recuperação e identificação de cadáveres em contextos de catástrofe e de conflitos armados, promovido então pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha. A RIAIMLCF tem por objetivo constituir uma comunidade de apoio técnico científico e académico entre instituições periciais e académicas na área da medicina legal e das ciências forenses, publicas e privadas, dos países deste espaço geográfico que têm por língua oficial o português ou o espanhol. 

Ao longo dos seus já 15 anos de existência, a Rede Iberoamericana tem desenvolvido uma atividade assinalável, constituindo hoje uma referência no seio da comunidade médico-legal e forense internacional. Duarte Nuno Vieira presidiu a esta rede entre 2014 e 2022, tendo atingido o limite máximo de mandatos como presidente, sendo substituído nessas funções pelo atual Diretor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses da Colômbia. Na reunião anual da RIAIMLCF que decorreu no final de junho na cidade de Guayaquil, no Equador, Duarte Nuno vieira foi nomeado Presidente Honorário desta entidade, por votação unânime dos 19 países presentes na mesma, em agradecimento pelo trabalho concretizado, que durante os anos em que esteve à frente da RIAIMLCF.