Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Destaque

1º Prémio Melhor Comunicação Científica para a docente da FMUC Joana Correia de Oliveira

10 junho
Joana Correia de Oliveira é assistente de Ginecologia na FMUC
Joana Correia de Oliveira é assistente de Ginecologia na FMUC

O trabalho apresentado pela docente da FMUC Joana Correia de Oliveira Hiperplasia Congénita da Supra-Renal - A realidade na Consulta do Hospital Pediátrico de Coimbra foi distinguido, de entre mais de 80 trabalhos, com o Prémio de Melhor Comunicação Científica no 193º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, que decorreu recentemente no Algarve.

O trabalho consistiu no estudo de 47 crianças e adolescentes, entre 2 e 13 anos, seguidas no Hospital Pediátrico de Coimbra, com Hiperplasia Congénita da Supra-Renal (HCSR) e défice de CYP21 comprovado por estudo genético em diagnóstico pré e/ou pós-natal. Concluiu-se que a abordagem multidisciplinar é mandatória nestas doentes e a identificação precoce do problema com início imediato do tratamento, médico e/ou cirúrgico, conduz a melhores resultados em termos de diferenciação fenotípica feminina (desaparecimento ou atenuação de fenótipos de virilização) e normalização da função ginecológica e reprodutiva.