Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Atualidade

Estudante de Doutoramento da FMUC ganha Bolsa Fulbright para realizar investigação nos EUA

27 julho
Helena Aires é estudante de doutoramento da FMUC
Helena Aires é estudante de doutoramento da FMUC

O Projeto "Nanoparticles to target vascular senescent cells", da investigadora Helena Aires, estudante de Doutoramento da FMUC, foi distinguido com uma Bolsa da Fundação Fulbright, que inclui um estágio de 9 meses na Mayo Clinic, Minnesota, EUA. 

A investigadora explica que, durante o envelhecimento, existe uma acumulação de células envelhecidas nos tecidos do corpo; estas células, chamadas de senescentes, quando em grande quantidade, podem danificar e impedir a regeneração dos tecidos. Este fenómeno é especialmente disruptivo nos vasos sanguíneos, mais especificamente nas artérias, onde as células senescentes são um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. O objetivo do projeto de doutoramento é desenvolver nanopartículas que entreguem compostos, chamados senolíticos, capazes de matar estas células "envelhecidas" e, desta forma, combater o avanço de doenças cardiovasculares durante o envelhecimento, esclarece Helena Aires. O estágio na Mayo Clinic, Minnesota, EUA, irá permitir testar estas formulações, que estamos de momento a optimizar, em células e tecidos de interesse, bem como aproveitar o "expertise" do grupo do Dr. João Passos em senescência".