Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA
Atualidade

Investigadores do iCBR (FMUC) receberam Bolsa de Ignição no âmbito do INOV C 2020

Sofia Viana e Flávio Reis, investigadores do iCBR (FMUC), receberam uma Bolsa de Ignição atribuída no âmbito do INOV C 2020, um ecossistema para promoção do empreendedorismo e inovação na Região Centro, constituído por 10 parceiros nucleares, incluindo Entidades de Ensino Superior (Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Tomar), Incubadoras de Empresas (IPN Incubadora e TagusValley), Centros de Investigação Aplicada (ITeCons e SerQ), Instituições de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação (Instituto Pedro Nunes) e Parques de Ciência e Tecnologia (Biocant e Parque Tecnológico de Óbidos).

Investigadores iCBR - Bolsa INOV C 2020

A equipa liderada por Sofia Viana e Flávio Reis, da qual fazem ainda parte outros investigadores do iCBR-FMUC (Filipe Palavra, Frederico Pereira, Carlos Fontes Ribeiro e Sara Nunes), da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto (Maria Manuela Pintado), em parceria com a Cooperativa Agro-pecuária dos agricultores de Mangualde CRL (COAPE), foi distinguida pelo carácter inovador do projeto de investigação intitulado: “O potencial terapêutico de folhas senescentes de Vaccinium corymbosum L. (mirtilo) na Esclerose Múltipla: valorização de um subproduto agrícola regional". Este projeto tem como principal objetivo desenvolver e implementar uma abordagem tecnológica inovadora para obtenção de compostos bioativos com potencial neuroprotetor a partir de folhas senescentes de mirtilo.

A sessão pública de apresentação do projeto INOV C 2020 decorreu recentemente, em Coimbra, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e contou com a presença da Professora Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC, do Professor Amílcar Falcão, Vice-Reitor da UC e dos investigadores premiados nas diferentes modalidades.

(FR)