Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estudo “Atendimento Telefónico em Cuidados Paliativos Pediátricos” vence 1º prémio nas III Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos

3 junho
Ana Rita Silva
Ana Rita Silva
© DR

O trabalho Atendimento Telefónico em Cuidados Paliativos Pediátricos - experiências e impacto para as famílias e profissionais, realizado e apresentado por Ana Rita Silva, estudante do 6º Ano do Mestrado Integrado em Medicina  da FMUC, foi distinguido com o Primeiro Prémio em Comunicação Livre nas III Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos, organizadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-Sul) .

O estudo foi orientado pela Dra. Cândida Cancelinha - docente da FMUC e coordenadora da equipa de cuidados paliativos pediátricos do CHUC - e pela Doutora Bárbara Gomes - investigadora do iCBR- FMUC e do CIBB, e realizado em estreita colaboração com a equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Pediátrico de Coimbra.

A investigação, pioneira em Portugal, realça a importância do atendimento telefónico especializado na prestação de cuidados paliativos integrais a crianças com doença crónica complexa, salientando a importância da sua acessibilidade 24/7, quer para cuidadores, quer para profissionais, afirmam as responsáveis pelo estudo.


Nestas III Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos, organizadas pelo NRS da LPCC, pretendeu-se retomar o ponto de encontro entre todos os interessados no tema, promovendo a sua atualização, a exploração de novas áreas e um amplo debate de ideias e de experiências, que permitam continuar a melhorar a equidade no acesso e a qualidade dos serviços