Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Atualidade

Consulta de psiquiatria do jovem universitário

6 abril
Diana Moura, Maria João Martins, Célia Lavaredas, Sofia Caetano, Sofia Morais e Graça Cabral
Diana Moura, Maria João Martins, Célia Lavaredas, Sofia Caetano, Sofia Morais e Graça Cabral
© DR

Procurando dar resposta às necessidades da comunidade universitária, a consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário teve início a 24 Março de 2015 - Dia Nacional do Estudante, no âmbito de um protocolo assinado entre a UC e o CHUC, tendo sido realizadas, desde então, 1329 consultas de Psiquiatria.

A consulta decorre no campus universitário (Pólo I da UC, 2º piso do edifício da FMUC) nos Serviços Médicos da UC, sendo acessível, gratuita e desenhada segundo o modelo stepped care approach. Os estudantes têm à sua disposição uma resposta integrada que envolve, além de médicas de Psiquiatria do CHUC (Sofia Morais e Diana Moura), elementos dos Serviços Médicos da UC, nomeadamente psicólogas (Maria João Martins e Sofia Caetano), médica de Medicina Geral e Familiar (Célia Lavaredas) e secretariado (Graça Cabral).

A referenciação pode ocorrer pelos elementos dos Serviços Médicos da UC ou a partir da Psiquiatria do CHUC: urgência ou pedidos recebidos dos centros de saúde envolvendo estudantes de UC.

Reportagem da RTP retrata a depressão durante a pandemia no seio estudantil.

Sofia Morais é docente e estudante de Doutoramento da FMUC