Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Professor Duarte Nuno Vieira distinguido pela Universidade Nacional de Saúde da Ucrânia

7 novembro
Duarte Nuno Vieira
Duarte Nuno Vieira
© DR

Duarte Nuno Vieira foi distinguido pela Universidade Nacional de Saúde da Ucrânia (Shupyk National Healthcare University of Ukraine), pela contribuição que tem dado para a promoção da qualidade e fortalecimento dos serviços periciais médico-legais e forenses da Ucrânia e para a educação médica pós-graduada e formação médica contínua neste domínio, no país. 

A distinção, outorgada pelo Reitor desta Universidade, Prof. Yuriy Voronenko, foi entregue em Coimbra por especialistas em medicina legal ucranianos que se deslocaram a Portugal.

A colaboração com os serviços médico-legais e forenses da Ucrânia tem envolvido ações de formação, iniciadas ainda antes do início do conflito armado que o país, e apoio no contexto da ação forense humanitária, através do Centro de Investigação e Formação Forense em Direitos Humanos e Ação Humanitária da Faculdade de Medicina de Coimbra.

No final de 2021, antes do início da guerra, especialistas ucranianos e representantes de diversas instituições governamentais, visitaram os serviços médico-legais e forenses portugueses, nomeadamente a Sede do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, e reuniram com diversas entidades e organismos nacionais; em Coimbra, foram recebidos pelo Presidente do Tribunal da Relação e pelo Vice-Reitor da UC, Professor João Calvão da Silva, numa visita patrocinada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha e preparada por Duarte Nuno Vieira,  proporcionando o contacto com o sistema e a realidade médico-legal e forense portuguesa.