Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Microbiologia das Águas

O LMA tem como principal atividade a análise microbiológica nas seguintes matrizes de águas:

  • consumo humano
  • piscinas
  • minerais de nascente e termais
  • origem subterrânea e superficial
  • residuais
  • praias fluviais e rios

Todas as análises são realizadas de acordo com a respetiva legislação em vigor. Desta forma, o LMA pode responder a todas as exigências legais para prestar serviços à comunidade e efetuar análises microbiológicas para entidades públicas e privadas.

Disponibiliza, se necessário, meios técnicos adequados e pessoal especializado para a recolha e transporte de amostras, ou em alternativa, as instruções técnicas necessárias à recolha e transporte das amostras pelos próprios clientes.

Sempre que são solicitados ensaios que o LMA não executa, nomeadamente parâmetros físico-químicos, o LMA subcontrata externamente esses ensaios a entidades qualificadas e acreditadas, sendo o cliente sempre informado.

A acreditação do LMA abrange os seguintes parâmetros microbiológicos: Microrganismos viáveis a 36ºC, Microrganismos viáveis a 22ºC, Bactérias coliformes, Escherichia coli, Enterococos, Pseudomonas aeruginosa, Estafilococos aureus e Total de Estafilococos, Clostridium perfringens.

Está também acreditado para a colheita de amostras para determinação de parâmetros microbiológicos constantes do anexo técnico de acreditação, colheita de amostras para determinação de parâmetros físico-químicos e determinação de cloro residual e total.

Efetua também análise de outros parâmetros microbiológicos em diversos tipos de águas, fora do âmbito da acreditação, segundo normas de referência com particular destaque para a pesquisa e identificação de Legionella spp e Legionella pneumophila, em pontos críticos da rede (chuveiros, depósitos de água quente, vávulas de despejo) de diversos locais de colheita (empreendimentos hoteleiros e de restauração, hospitais e unidades de saúde, centros comerciais, empresas e edifícios, complexos de piscinas, fontes decorarivas, unidades termais)