Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Quem Somos?

O Laboratório de Microbiologia de Águas (LMA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra data do final do século XIX, constituindo um dos primeiros laboratórios em Portugal nesta área, fazendo parte do Instituto de Higiene e Medicina Social (IHMS).

Tem como principal atividade a análise microbiológica de águas de diversas matrizes, segundo a legislação em vigor. Efetua também análises de Legionella spp e Legionella pneumophila e, desde 2010, que expandiu a sua área de atuação disponibilizando análises no âmbito da microbiologia alimentar, segundo métodos de referência.

É reconhecido desde 2009, pelo IPAC, como entidade acreditada, no âmbito da Norma NP EN ISO/IEC 17025, cujo certificado pode ser consultado aqui. Está também certificado pela NP EN ISO 9001:2008, na área de “Prestação de Serviços de Diagnóstico e Saúde Publica à Comunidade”

O laboratório dispõe de meios humanos especializados, equipamentos e instrumentação adequados para efectuar todas as análises, funcionando no 1º piso da Subunidade 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sita no Pólo das Ciências da Saúde, cujas novas e melhoradas instalações foram reconhecidas pelo IPAC.

Os resultados analíticos obtidos são avaliados externamente pela participação contínua em diversos programas de ensaios interlaboratoriais, quer nacionais, quer internacionais.