Formação em Avaliação neuropsicológica em adultos idosos - junho de 2018

A prática clínica baseada ou fundamentada em informação teórica e empírica resulta na promoção de cuidados de saúde específicos e direcionados para as necessidades de cada cliente. A avaliação neuropsicológica é, neste contexto, fundamental, permitindo o delineamento do perfil de funcionamento, a elaboração de/contributos para um diagnóstico, a concetualização/formulação de caso e planeamento da intervenção, bem como a monitorização da intervenção e avaliação dos resultados da mesma (Husley & Mash, 2010). Os adultos idosos têm vindo a constituir-se como um relevante grupo-alvo das práticas psicológicas. É importante compreender as especificidades, dificuldades e/ou exigências do processo de avaliação de adultos idosos. É, assim, neste grupo populacional que se vai centrar esta formação.
5 junho, 2018
Formação em Avaliação neuropsicológica em adultos idosos - junho de 2018

Objetivo da formação

• Avaliação Neuropsicológica: fundamentos/princípios/pressupostos; definições e características principais; objetivos e finalidades.

• Caracterização geral e especificidades da Avaliação Neuropsicológica no âmbito da Psicogerontologia:

a) matriz multidimensional e integrativa de avaliação neuropsicológica (processo e procedimentos de avaliação);b) principais objetivos [a salientar a questão do diagnóstico, do diagnóstico diferencial, do prognóstico e do planeamento e avaliação da intervenção (ex. breve referência aos aspetos de reabilitação/reabilitação cognitiva)];c) variáveis confundentes/fatores que podem influenciar o desempenho nos testes (mudanças sensoriais e motoras associadas ao envelhecimento; fadiga e motivação; nível de escolaridade; a relação com o avaliador e a influência dos estereótipos associados ao Idoso);d) principais áreas de avaliação: funcionamento pré- mórbido e funcionamento atual em referência a cognição geral, funções executivas, memória, linguagem, atenção, orientação, funções motoras, funções visuo-espaciais, personalidade e domínio afetivo-emocional, capacidade funcional e qualidade de vida;e) breve mapeamento de instrumentos de avaliação neuropsicológica para adultos idosos; considerações gerais sobre as características psicométricas dos métodos/instrumentos usados na avaliação de adultos idosos - aspetos gerais e particularidades;f) como articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista (incluindo história pessoal e clínica) e resultados nos testes/instrumentos de avaliação no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico.

mais informação