Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

CuidaIdosaMente: Um site de Literacia em Saúde Mental e Prevenção do Isolamento Social

23 junho

CuidaIdosaMente um website produto do projeto de investigação "COVID-19: Impacto do isolamento social na saúde mental de adultos e idosos", financiado pelo programa RESEARCH4COVID 19 da Fundação para a Ciência e Tecnologia e acolhido no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra.

CuidaIdosaMente: Um site de Literacia em Saúde Mental e Prevenção do Isolamento Social

Face à crise sanitária e social causada pela COVID-19, reunindo interesse científico e expertise na área da avaliação neuropsicológica e do envelhecimento, a equipa de investigação pretende, neste projeto, uma avaliação multidimensional do impacto do isolamento social, derivado das medidas de confinamento implementadas devido à COVID-19, na saúde mental dos adultos e dos adultos idosos da população portuguesa.

Para analisar o impacto emocional, funcional e cognitivo da pandemia COVID-19, uma equipa de sete neuropsicólogas irá realizar avaliações neuropsicológicas a 250 adultos e idosos residentes na comunidade em Portugal Continental e Açores (Ilha de São Miguel e Ilha Terceira). Todos estes participantes no estudo possuem uma avaliação neuropsicológica realizada há um ano, no âmbito do projeto ESCUDO (Aging and Cognitive Decline in the Portuguese Population: Incidence, profiles, risk and protective factors - FCT/IF/01325/2015), o que permitirá uma análise comparativa com os resultados obtidos no período pós confinamento e assim melhor compreender o real impacto.

Paralelamente a este trabalho de investigação em campo, atualmente em curso e sobre o qual iremos manter informações atualizadas nesta página, a equipa de investigação propôs-se ainda a desenvolver esta página web CuidaIdosaMente com o objetivo de contribuir para o aumento da literacia da população portuguesa sobre a saúde mental de adultos e de adultos idosos.

A equipa conta com a colaboração do Professor Mário R. Simões (FPCE-UC, CINEICC), da Professora Manuela Vilar (FPCE-UC, CINEICC), da Doutora Ana Rita Silva (CINEICC, CNC), da Doutora Marina Cabral Pinto (UA, Geobiotec), da doutoranda Joana Nogueira (FPCE-UC, CINEICC), da doutoranda Bianca Gerardo (FPCE-UC, CINEICC), da doutoranda Paula Pinto (FPCE-UC, CINEICC), com quem partilho os objetivos deste projeto.