Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Projeto Mind the Mom | App apoia saúde mental das grávidas em tempo de pandemia

12 novembro

O projeto Mind the Mom surge da importância de minimizar os desafios que advêm da pandemia por COVID-19 e as suas implicações para o bem-estar das grávidas, nomeadamente pela alteração das rotinas de seguimento obstétrico e preparação para o parto, pelas limitações à presença de acompanhantes na gravidez e no pós-parto, e pela incerteza que todo o contexto traz ao presente e futuro próximo.


O projeto "Mind The Mom: uma intervenção online para a saúde mental perinatal em tempos de pandemia”, proposto pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) em colaboração com o Serviço de Obstetrícia A do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatologia e a Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, tem como objetivo desenvolver e testar a eficácia preliminar de uma intervenção psicológica breve, em formato de aplicação móvel gratuita (app Mind the Mom), na promoção do bem-estar e saúde mental das grávidas durante a pandemia por COVID-19. Foi selecionado para financiamento na 2ª edição da iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia RESEARCH4COVID-19.

Para prevenir  riscos  e  cumprir  as  prerrogativas  do distanciamento social, toda a recolha de dados, bem como a disponibilização da app, será feita online.
Na página www.mindthemom.pt as grávidas que desejem aceder à intervenção online vão encontrar todas as informações necessárias. Após o preenchimento de um questionário, será enviado o link para descarregarem a app Mind the Mom.
A app Mind the Mom contém informação, exercícios e estratégias cognitivo-comportamentais, fáceis de integrar no dia a dia e com evidência na promoção da saúde mental perinatal, adaptadas ao contexto atual da pandemia e a outras situações de risco. Será disponibilizada a todas as grávidas que o desejem e acedam a participar no projeto.

Um outro objetivo posterior deste projeto será formar profissionais de saúde na utilização de estratégias preventivas universais e indicadas de promoção da saúde mental materna, nomeadamente na integração da aplicação Mind the Mom na sua prática clínica. Desta forma, pretende-se contribuir para a minimização das contingências específicas impostas pela pandemia à população perinatal, que produzem riscos acrescidos para a saúde mental da mulher e para outros resultados de saúde materno-infantil.


A equipa do projeto, coordenada por Anabela Araújo Pedrosa (Psicóloga Clínica da MDM e da Unidade de Psicologia Clínica do CHUC, Investigadora do CINEICC), é composta pelas Psicólogas Clínicas e Investigadoras do CINEICC Cláudia Melo, Daniela Fernandes, Fabiana Monteiro, Helena Moreira, Maria Coelho, Mariana Branquinho, Raquel Pires e Sandra Xavier, e por Teresa Bombas, Médica Especialista em Obstetrícia e Ginecologia da MDM – CHUC.

A concretização do projeto e a sua candidatura ao financiamento da FCT num espaço de tempo tão limitado não teria sido possível sem o apoio institucional e incentivo da coordenadora do CINEICC,  Professora  Doutora  Maria  Cristina Canavarro, do Diretor do Serviço de Obstetrícia A, Professor Doutor José Paulo Moura, e da coordenadora da Unidade de Psicologia Clínica do CHUC, Dra. Lígia Fonseca.

Foram também imprescindíveis a colaboração do músico  e  professor  Miguel  Falcão (www.miguelbass.com) , que além da utilização de uma das suas músicas originais nos exercícios coadjuvou todo o processo de criação dos elementos de vídeo e áudio, bem como o empenho da HYP Software (https://hyp.pt/) , responsável pelo desenvolvimento da app.

Mais informações e estratégias úteis podem ser encontradas nas páginas

https://www.facebook.com/mindthemompt

https://www.instagram.com/mindthemompt/

Email para informação: info@mindthemom.pt

Noticia em As Beiras de 2020-11-2