Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Professor Jorge Almeida faz capa da revista Visão

4 setembro

O Professor Jorge Almeida, director do laboratório de neurociência cognitiva Proaction Lab foi esta semana destacado na capa da revista Visão. O trabalho jornalístico intitulado "O Cérebro por Dentro" é uma extensa reportagem que foi feita nas instalações do laboratório há meses atrás. Na peça foram abordadas as temáticas de investigação deste laboratório, nomeadamente a missão de conhecer mais sobre o cérebro humano e a forma como este reconhece o mundo que nos rodeia

A jornalista e autora da reportagem Sara Sá foi desafiada a participar numa sessão de ressonância magnética como se tratasse de um muitos dos voluntários sem os quais a investigação do laboratório não seria possível. Posteriormente, são abordadas outras técnicas de investigação e análise de dados que têm como objectivo principal a de desenhar um mapa do cérebro, tal como proposto no projeto do Concelho Europeu de Investigação - ContentMap - financiado com 1.8 milhões de euros em 2018. A organização do cérebro é um dos pontos centrais da reportagem da Visão "que no cérebro há circuitos específicos, dedicados à identificação de caras, de ferramentas,de locais.

A secção de destaque ao professor Jorge Almeida é focada nos objetivos, nas metodologias, nos resultados e nas repercussões que a investigação produzida no Proaction Lab poderá ter em diversos ramos da sociedade. "O cérebro é uma máquina de informação equipada com mente e consciência, adquiridas ao longo de milhares de anos de evolução, em que a “máquina” foi sendo aperfeiçoada. Jorge Almeida sublinha que a resolução do problema da localização, da definição dos contornos do tal mapa, poderá servir de inspiração à criação de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) de reconhecimento de objetos, que podem ser usados por indivíduos lesionados ou até por equipamentos autónomos."

Além do projeto ContentMap, são abordados outros estudos a decorrer no laboratório: um acerca da eletroestimulação e os seus efeitos na melhoria da memória em pessoas com mais de 65 anos, onde se verificou a existência de plasticidade cerebral, e um outro, que foi recentemente publicado na revista científica Current Biology, acerca do caso clínico de um homem que vê a metade direita das faces como se estivessem a derreter - o que a revista chama de "Efeito Salvador Dalí". O paciente sofre de uma condição extremamente rara chamada hemi-prosopometamorfosia, devida a uma lesão nos feixes de matéria branca que impede o fluxo de informação relativa a faces entre os hemisférios cerebrais."