Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

SEMINÁRIO INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ENTRE O PASSADO E O FUTURO

7 de março de 2020
7 março
SEMINÁRIO INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ENTRE O PASSADO E O FUTURO
SEMINÁRIO INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ENTRE O PASSADO E O FUTURO

10H00

A Educação tem acompanhado a evolução das condições materiais e culturais, mas a ideia de inovação, apesar da evolução dos métodos, só vai emergir com força a partir da segunda metade do século XX. Depois que os governos e outras organizações internacionais abraçaram a inovação como solução para os problemas económicos e de competitividade internacional, o domínio da educação acabou por se inscrever em políticas de inovação e de se render a discursos externos frequentemente condicionados por agendas económicas e tecnológicas imediatistas e conjunturais. O presente seminário pretende enquadrar olhares que buscam compreender a inovação em educação sem complexos e deixar perspetivas que permitam equacionar com a devida consistência uma tendência para a invocação da inovação como virtude máxima do devir educativo. Mais do que dar voz a posicionamentos definitivos e categóricos, deseja-se que o seminário propicie um espaço de ideias que permitam melhor compreender o quanto há de pertinente e de abusivo na convocação à inovação em educação.

Intervenções :

- SENTIDOS DE INOVAÇÃO EM PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE O ENSINO SUPERIOR DOS SÉCULOS XX E XXI, António Gomes Ferreira

- PARA UMA “HISTÓRIA DO PRESENTE” DA INOVAÇÃO EDUCATIVA, Joaquim Pintassilgo

- INOVAÇÃO, INSTITUCIONALIZAÇÃO E SEDUÇÃO, Luís Marques Alves

MODERAÇÃO E COMENTÁRIO, Justino de Magalhães


ORGANIZAÇÃO:

Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra (FPCEUC)


LOCAL: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra