Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Projeto Internacional do Observatório de Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade distinguido pela Comissão Europeia

12 fevereiro
From Peer to Peer
From Peer to Peer

perr to peer

From Peer to Peer (http://frompeertopeer.eu/) é um projecto europeu Erasmus + que teve como objetivos contribuir para uma melhor educação do ponto de vista da inclusão social, combatendo a discriminação, a segregação e o bullying. Visou  fornecer ferramentas às escolas que abordam situações de bullying e discriminação, afetando o crescimento e desenvolvimento adequados dos alunos, com o objetivo de alcançar processos educativos mais inclusivos, gerados a partir da base e das pessoas envolvidas nos fenômenos como os principais protagonistas.

Os parceiros envolvidos no projecto representaram diferentes realidades do fenómeno do bullying na União Europeia (Espanha, Bélgica, Hungria, Grécia, Itália, Roménia e Portugal) e têm uma grande experiência na área da educação. Foram concebidos diferentes programas e atividades para alcançar uma educação mais inclusiva, aplicando diferentes medidas para eliminar a violência na sala de aula e alcançar a integração social de todos os alunos, especialmente aqueles pertencentes a minorias étnicas e grupos em risco de exclusão social.

As investigadoras responsáveis em Portugal foram as Doutoras Ana Cristina Almeida e Ana Paula Couceiro e Doutora Clara Cruz Santos, coordenadora portuguesa do Projeto e Coordenadora do OCIS da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (na foto).

Mais informações podem ser observadas no site do Projeto e na publicação recente da da União Europeia: https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/latest/practices/bullying-in-schools.htm