Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

COVID-19: A Transcultural Study about the Effects of a Global Stressor on Couples

Ajude-nos a conhecer os efeitos psicologicos e relacionais desta doença
7 abril
COVID-19: A Transcultural Study about the Effects of a Global Stressor on Couples
COVID-19: A Transcultural Study about the Effects of a Global Stressor on Couples

A pandemia de COVID-19 representa uma crise de saúde massiva e mundial. Os novos desafios globais colocados no enfrentamento desta pandemia requerem em primeira linha uma resposta por parte da medicina e biologia. Numa segunda linha, políticos, epidemiologistas, engenheiros e outros profissionais também podem dar o seu contributo. No entanto, a otimização da saúde pública requer também o contributo da psicologia. Assim, as alterações impostas por este stressor traduzem-se num impacto a nível pessoal (e.g. pânico, medo, depressão), familiar (e.g., afastamento da família alargada, impacto na vida do casal), profissional (e.g., teletrabalho, desemprego ou ficar em casa para cuidar dos filhos) e social (e.g., distanciamento social, quarentena).

Esta investigação visa identificar e descrever de que forma a COVID-19 atua, em termos do stresse que provoca, sobre os casais que vivem em Portugal e noutros países parceiros neste estudo (e.g., Correia do Sul, EUA, Itália). Para tal, a recolha de dados irá fazer-se através de um questionário igual em todos os países parceiros, de modo a identificar diretamente a perceção dos casais. Através desta investigação internacional pretende-se elaborar um retrato do impacto que o COVID-19 tem nos casais, de forma a serem delineadas medidas internacionais para a prevenção e promoção da saúde mental, qualidade de vida e bem-estar no pós-COVID-19 e em futuras situações de pandemia ou de crise de saúde.

Tern mais de 18 anos? Esta numa relagao amorosa ha mais de 1 ano? Vive com o seu parceiro/a?

Participe atraves do link: COVID-19: Efeitos na Conjugalidade