Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Doutoramento em Ciências da Educação - Com componente letiva



Apresentação

Nesta modalidade de formação — com curso de doutoramento —, incluem-se Seminários Temáticos de Metodologia da Investigação e Estatística, Seminários Temáticos na Área da Especialidade, Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese I e Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese II, estes dois últimos visam acompanhar a estruturação do projeto de investigação original de doutoramento.

O desenvolvimento e concretização da tese, que se estende pelo segundo e terceiro anos, a que correspondem 120 ECTS, têm um enquadramento tutorial, que se traduz no trabalho autónomo do doutorando supervisionado pelo(s) orientador(es).



Especialidades

Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos - Abre Candidaturas para 2019/2020 - (Calendariz. das Aulas de 2018/2019)

Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores - Abre Candidaturas para 2019/2020



Plano de estudos

A estrutura curricular e o plano de estudos são comuns às duas especialidades propostas, estando patente a referência a cada especialidade nas unidades curriculares: Seminário Temático na Área de Especialidade I e Seminário Temático na Área de Especialidade II, aos quais correspondem 18 ECTS, e se destinam ao aprofundamento dos conhecimentos no domínio científico das áreas de especialidade propostas, bem como à aquisição de competências instrumentais que permitam desenvolver os projetos de investigação.

Quadro n.º 1 - 1.º Ano curricular

Unidades curriculares
Área Científica
Tipo

Horas de Contacto

ECTS
Seminário Temático na Área de Especialidade I
CE 1.º semestre
S:40; OT:15 9
Seminário Temático de Metodologia da Investigação e Estatística I
MET/EST 1.º semestre TP:30; OT:15 6
Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese I CE 1.º semestre S:15;OT:8 6
Seminário Temático na Área de Especialidade II CE 1.º semestre S:40; OT:15 9
Seminário Temático de Metodologia da Investigação e Estatística II MET/EST 2.º semestre/ 1st semester TP:30; OT:15 6
Seminário de Acompanhamento do Plano de Tese II CE 2.º semestre/ 1st semester S:30; OT:15 24


Quadro n.º 2 - 2.º  Ano curricular

Unidades curriculares Área Científica Tipo Horas de Contacto ECTS
Elaboração e orientação de tese CE Anual/Annual S:15; OT:25 60

Quadro n.º 3 - 3.º  Ano curricular

Unidades curriculares Área Científica Tipo Horas de Contacto ECTS
Elaboração e orientação de tese CE Anual/Annual S:15; OT:25 60

Mais informação sobre as unidades curriculares consultar aqui




Candidatura 

O Conselho Científico propõe, no ano letivo anterior, as especialidades que funcionarão no ano letivo seguinte, publicitando-se, posteriormente, o edital de abertura do ciclo de estudos disponível na página web da UC.

A candidatura a esta modalidade de formação é feita na plataforma informática da UC, dentro dos prazos fixados, e deve ser instruída com os documentos definidos no edital de candidatura.



Matrícula e inscrição

Após a aceitação no doutoramento, o candidato procede à matrícula e inscrição, conforme estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra e instruções fornecidas pelos Serviços de Gestão Académica.

O/a doutorando/a tem obrigatoriamente de renovar anualmente a sua inscrição conforme instruções e calendarização dos Serviços de Gestão Académica.

Se é estudante bolseiro deve ter em atenção o que se encontra aqui.

Propinas

1583€/ano

Ver mais informação sobre propinas



Diplomas

O estudante que tenha concluído, com sucesso, o Curso de Especialização Avançada, que corresponde ao curso de doutoramento, pode requerer a emissão diploma, nos termos do mencionado no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.



Outras informações

Questões Administrativas dos Doutoramentos com Curso