Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Sem Curso de Doutoramento

 

Estrutura curricular e plano de estudos

(Proximamente em reestruturação)

Esta modalidade de doutoramento  contempla, num enquadramento tutorial, a planificação, desenvolvimento e concretização de um projeto de investigação original na área de especialidade em que o doutorando se encontre situado.

Ao longo dos 3 anos do curso, o trabalho autónomo do doutorando é direcionado especificamente para a elaboração da tese de doutoramento, a que corresponde 174 ECTS.

Os candidatos aceites nesta modalidade do Doutoramento em Psicologia, devem:

I - apresentar um relatório do progresso do projeto de investigação num seminário de investigação, a decorrer entre os 12 e os 18 meses após a data da matrícula no Doutoramento, tendo em vista a sua defesa perante um painel de especialistas (cf. artigo 18.º do Regulamento do Doutoramento em Psicologia);

II - frequentar, ao longo dos 3 anos de preparação da tese, seminários livres da área de Metodologia, num total de 6 ECTS, que serão creditados previamente ao pedido de admissão às provas públicas de defesa da tese. (cf. artigo 19.º do Regulamento do Doutoramento em Psicologia e anexo a este regulamento).



Especialidades de doutoramento

(Proximamente em reestruturação)

O leque de opções de investigação avançada no domínio científico da Psicologia abrange as seguintes especialidades:

Aconselhamento

Avaliação Psicológica

Neuropsicologia

Orientação Escolar e Profissional

Psicologia Clínica

Psicologia Cognitiva

Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia da Educação

Psicologia Experimental

Psicologia das Organizações do Trabalho e dos Recursos Humanos

Psicologia da Motivação e da Personalidade

Psicologia da Saúde

Psicologia do Desporto

Psicologia Forense

Psicologia Social

Reabilitação

Teoria e História da Psicologia.

Consulte aqui mais informação sobre cada especialidade.



Candidatura

Um dos requisitos básicos no processo de candidatura a doutoramento na modalidade sem curso é a aceitação de orientação por parte de um/a Professor/a da FPCEUC. Caso necessite de apoio nesta etapa, por favor, preencha este formulário selecionando o Doutoramento que deseja.

No caso de aceitação, por parte da FPCEUC, do seu pedido de manifestação de interesse, a candidatura ao Doutoramento em Psicologia far-se-á nos termos dos artigos 15.º e 16.º do Regulamento do Doutoramento em Psicologia.

Pode encontrar aqui a informação necessária à formalização da candidatura ao Doutoramento em Psicologia na modalidade sem curso de doutoramento.



Matrícula e inscrição

A candidatura ao ciclo de estudos é alvo de análise pelo Conselho Científico da FPCEUC e, no caso de parecer favorável, o candidato procede à matrícula e inscrição, conforme estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra e instruções fornecidas pelos Serviços de Gestão Académica.

O doutorando tem obrigatoriamente de renovar anualmente a sua inscrição conforme instruções e calendarização dos Serviços de Gestão Académica.



Propinas

2000€/ano

Ver mais informação sobre propinas



Diplomas

A conclusão, com sucesso, deste plano de estudos confere o grau de Doutor em Psicologia, na especialidade escolhida.



Outras informações

Questões Administrativas dos doutoramentos sem curso de doutoramento