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O programa de formação do Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento (MPEDA) centra-se na promoção de trajectórias de desenvolvimento bem sucedidas através da concepção, implementação e avaliação de programas de intervenção primária, secundária e terciária que potenciem a saúde psicológica dos indivíduos em todas as fases das suas vidas, e lhes mitiguem o impacto provocado por alterações em estruturas ou funções mentais decorrentes de fatores de natureza biológica e/ou social.

Pontos Fortes

  • Promove aprendizagens ligadas às mais diversas situações do desenvolvimento, regulares ou de perturbação, desde a infância à idade adulta, e em diferentes contextos (escola, família, comunidade);

  • Prepara os alunos a:

    • elaborar relatórios de avaliação psicológica e emitam pareceres referentes a      problemáticas diversas e de forte impacto nas aprendizagens e no desenvolvimento;
    • conceber, implementar e avaliar, em todos os níveis de ensino, programas educativos individuais de alunos, planos de integração curricular ou outros projetos psicoeducativos, e/ou de formação;
    • conceber, implementar e avaliar programas psicoeducativos destinados a promover o ajustamento psicológico dos indivíduos em diversos contextos de intervenção (educação, saúde, desporto, proteção de menores, proteção de vítimas de violência doméstica, etc.);
  • O plano de estudos assume como referência os seguintes princípios orientadores da formação na área de PEDA, incentiva o envolvimento e a participação ativa dos alunos, combinando teoria, investigação e práticas relevantes para a intervenção em diferentes períodos de desenvolvimento, da infância à idade adulta;

  • Concebe o psicólogo da EDA como membro integrante de uma equipa multidisciplinar, que assume uma posição privilegiada na articulação entre os sistemas educativo, de saúde e social mais alargado, tendo em vista garantir o desenvolvimento e o bem-estar dos públicos-alvo da sua intervenção;

  • Prepara os futuros mestres para a frequência de cursos de formação avançada, nomeadamente ao nível do 3º ciclo de estudos (doutoramento);

  • A organização curricular responde ao Referencial Técnico aprovado e consensualizado para os Psicólogos da Educação (OPP e ME) – Alinhamento com a formação esperada na área de especialidade “Psicologia da Educação” da OPP e nas suas especialidades avançadas:

    • Intervenção Precoce
    • Necessidades Educativas Especiais
    • Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira

Corpo Docente

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