a carregar...

FPCEUC

Eventos

Seminários de Doutoramento em Psicologia

Publication date: 28-09-2017 13:00

Seminários de Doutoramento em Psicologia

3 de Outubro || I4h30 [3.a feira]

Joana Carvalho [FPCEUC] - Tecnologias de Informação e Comunicação e Família

As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como recursos de hardware (e.g., computadores, smartphones) e software (e.g., email, videoconferências) que sustentam a cultura digital, tornaram-se parte integrante da vida familiar contemporânea e têm implicado mudanças sem precedentes ao nível da dinâmica familiar. A literatura encontrada relativamente à interação entre a utilização das TIC e as dinâmicas familiares apresenta resultados escassos e ambivalentes, centrando-se sobretudo na dicotomia vantagens/riscos de utilização, focando o impacto das TIC no funcionamento familiar global, sobretudo nas etapas da infância e da adolescência. Neste sentido, mostra-se pertinente colmatar esta lacuna teórica e empírica, estudando a família no seu todo, ao longo do ciclo de vida familiar e considerando diversas dimensões da dinâmica familiar nesta interação. Situada no âmbito da Psicologia da Família, perspectiva Sistémica, esta investigação pretende caracterizar a utilização das TIC pelas famílias portuguesas e analisar a sua relação com a dinâmica familiar (avaliada nas dimensões do funcionamento familiar, qualidade de vida, rotinas e rituais familiares), em diferentes etapas do ciclo vital da família (casal sem filhos, família com filhos pequenos/na escola, família com filhos adolescentes, família com filhos adultos).
Segue um desenho de metodologia quantitativa e transversal, contemplando uma amostra de 500 famílias Portuguesas, para possibilitar uma compreensão vasta desta interação, bem como a definição de estratégias de prevenção/intervenção inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento cientifico e da intervenção psicológica atuais.

19 de Outubro || 14h30 [5.a feira]

Filipa  Lima Ramos Santos Júlio  [FPCEUC]  -  Everyday Executive Function in Parkinson and Huntington Disease: a Novel Ecological Approach