Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Pelouro de Intervenção Cívica e Ação Social

O Pelouro de Intervenção Cívica e Ação Social está vocacionado para atividades de cariz social com o objetivo de aproximar e sensibilizar os estudantes da FPCE-UC para as realidades que muitas vezes lhes são alheias e, neste sentido, desenvolver competências interpessoais.

Este pelouro apresenta assim diferentes projetos de voluntariado, como o Projeto Sorriso Aberto e o Projeto Check-out, e proporciona diversas experiências que promovam uma maior intervenção na comunidade, através de giros noturnos e da recolha de roupa, calçado, brinquedos, livros e géneros alimentares.

Queremos que, de certo modo, este pelouro transmita a cada estudante, humano e cidadão, do agora e do amanhã, que sem competências interpessoais não podemos progredir e que é fundamental saber estar com as diferentes realidades sociais. Estas revelam padrões que dão a cada um de nós, um sentido para o lugar ao qual pertencemos, o que se espera que façamos, e como devemos pensar e agir.

Portanto, este pelouro pretende formar, educar e reeducar no sentido de uma cidadania ativa e preocupada com as vulnerabilidades socias e, acima de tudo, fomentar a consciencialização dos direitos humanos, de forma a enriquecer e desenvolver ferramentas imprescindíveis para a justiça e igualdade na sociedade.

"Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes." Ricardo Reis