Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Linhas de Investigação

I. POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA

II. DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

III. RESPONSABILIDADE E ÉTICA SOCIAL

IV. INTERVENÇÃO SOCIAL, TRANSFORMAÇÃO E QUALIDADE   

I. A Linha Políticas Públicas e Cidadania enquadra estudos orientados para a compreensão dos processos de conceção, aplicação e avaliação das políticas públicas em geral e das políticas sociais em particular. Os impactes junto das populações, o modo de funcionamento dos serviços, a evolução dos pressupostos e normativos, as novas orientações associadas à territorialização, à ativação e à personalização serão aspetos priorizados em termos de pesquisa.

II. A Linha Desenvolvimento e Inovação integra investigações associadas a (novas) perspetivas e práticas de integração e de desenvolvimento pessoal, social e económico nas sociedades contemporâneas. Procura pois privilegiar pesquisas sobre intervenção comunitária, respostas e iniciativas de empreendedorismo, bem como sobre domínios pouco explorados e práticas inovadoras de integração e desenvolvimento, por exemplo, movimentos de transição, economia de troca, economia solidária, comunidades auto-sustentáveis, entre outras.

III. A Linha Responsabilidade e Ética Social enquadra pesquisas no domínio da responsabilidade ética e das configurações que a mesma pode assumir nas sociedades contemporâneas. Assim, são privilegiadas pesquisas associadas aos valores, às representações, às práticas de implicação pessoal, como o voluntariado, aos movimentos sociais e à qualidade na prestação de serviços.

IV. A Linha Intervenção Social, Transformação e Qualidade integra propostas de investigação associadas às transformações e potencialidades da intervenção social contemporânea, nomeadamente, os novos públicos e problemáticas, os desafios do trabalho em equipas multidisciplinares, o uso de novas tecnologias da informação e comunicação nos serviços, entre outros aspetos.