O DESPORTO COMO (RE)IMPULSIONADOR DA SOCIEDADE esteve em debate na Universidade de Coimbra

19 maio
UC Sport Talks

A rubrica UC Sport Talks iniciou-se hoje com o tema “O DESPORTO COMO (RE)IMPULSIONADOR DA SOCIEDADE: o atual contexto do desporto – tendências e oportunidades para o futuro”. O membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC), Pedro Couceiro foi o anfitrião desta sessão na qual participaram o diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, Prof. Doutor Pedro Ferreira, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, a Prof. Doutora Margarida Gaspar de Matos e da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o Prof. Doutor Hélder Fonseca.

Os jovens e o desporto, as principais barreiras com que se deparam para a prática e os elevados níveis de inatividade da população portuguesa, foram a rampa de lançamento deste UC Sport Talks. Falou-se ainda da promoção da saúde mental através do desporto, considerando que poderá ter um papel fundamental para a revitalização da sociedade.

Os preletores mostraram-se preocupados com a privação das rotinas de prática e dos valores do desporto, acreditando que terão certamente repercussões no futuro, sobretudo nas gerações mais novas. Referiram inclusivamente, que podermos vir a ter uma “geração perdida de talentos desportivos”.

Numa perspetiva de oportunidades criadas, percebeu-se que existe atualmente uma maior tendência para a utilização de metodologias online para a promoção da prática da atividade física, o que poderá vir a ser a solução para chegar a uma faixa da população que não se conseguia anteriormente. As novas tecnologias e estratégias utilizadas atualmente, permitem controlar à distância os dados fisiológicos do praticante e ajudar no controlo do exercício de uma forma mais segura, não sendo por isso obrigatória a presença física.

Já na fase final do debate, o moderador, Pedro Couceiro, desafiou os preletores a darem a sua opinião sobre formas de influenciar os jovens a retomar o desporto, sendo que essa foi, sem dúvida, uma vontade partilhada por todos neste painel.

Para ver o debate na integra basta consultar este link.

O UC Sport Talks regressará em breve com novos temas em destaque, sempre com o desporto em perspetiva.