Bolsa Estudante Atleta Santander UC reconhece o mérito académico e desportivo

25 janeiro
Bolsas Estudante Atleta Santander UC

A Universidade de Coimbra (UC) através do seu Gabinete do Desporto (GDUC) e em parceira com o Santander Totta, S.A., atribuiu 10 bolsas para o apoio a estudantes que se destacam na conciliação do seu percurso académico com a prática do desporto de alto rendimento. Esta foi a 1ª edição das bolsas que apoiou estudantes atletas que se encontram no programa olímpico ou ocuparam lugares cimeiros em campeonatos do mundo, da europa e/ ou nacionais nas modalidades de atletismo, badminton, canoagem, judo e remo.

O Vice-Reitor da UC António Figueiredo, destaca a importância de conciliação de ambas as carreiras, académica e desportiva referindo que “a sequenciação dos termos não é aleatória nem casuística: estudante-atleta, não é atleta-estudante. Isto significa que um dos critérios de elegibilidade para atribuição da bolsa é, efetivamente, haver rendimento nas duas dimensões, tanto na escolar, como na desportiva”.

Nesta 1ª edição os 10 contemplados pertencem a 5 modalidades desportivas, que pode estar diretamente ligado ao facto de haver um trabalho próximo entre a UC e as respetivas federações, no entanto o Vice-Reitor da UC acredita “que possa existir aqui, para as edições seguintes, o efeito de modulação, em que os próprios estudantes da Universidade de Coimbra também percebam que há a possibilidade de estarem elegíveis para este tipo de candidaturas a estas bolsas, fazendo inevitavelmente um investimento tanto na carreira desportiva, como na carreira académica, que é absolutamente determinante".

A próxima edição decorrerá no próximo ano letivo 2021-22.

Lista dos 10 estudantes atletas que receberam a Bolsa Estudante Atleta Santander UC:

• Beatriz Ferreira Lamas | FCTUC | Canoagem;
  • Catarina Martins de Mesquita Paiva Costa | FMUC | Judo;
  • Dinis Durte Costa | FCTUC | Remo;
  • Diogo Marreiros Glória | FMUC | Badminton;
  • Francisco José Lopes dos Santos | FEUC | Canoagem;
  • Inês Leite de Oliveira | FCTUC | Remo;
  • Irina Cristina Rodrigues | FMUC | Atletismo;
  • Mafalda Bravo Germano | FFUC | Canoagem;
  • Ruben Manuel de Sá Vilas Boas | FCTUC | Canoagem;
  • Simão de Carvalho Freitas Simões | FCTUC | Remo.