Gala do Desporto distingue os estudantes atletas da Universidade de Coimbra

28 outubro

A Gala do Desporto da Universidade de Coimbra (UC) 2020, realizou-se no dia 27/10/2020. Uma cerimónia simples, atendendo à situação pandémica, respeitando todas as medidas de segurança. Celebrou os resultados alcançados por todos os que representaram a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a UC na época desportiva 2019/2020.

Por força da implementação do novo estatuto estudante atleta da Universidade de Coimbra, foram incluídos no quadro de mérito desportivo os Campeões Nacionais Universitários.

Foram estes os estudantes atletas, homenageados na primeira parte da Gala, que integram o quadro de mérito desportivo da UC referente à época desportiva 2019-2020:

Bernardo Clemente, FDUC, 1º lugar CNU de Natação PC (Estafeta 4x50m Estilos) ;
Bernardo Arzileiro, FCTUC, 1º lugar CNU de Natação PC (Estafeta 4x50m Estilos);
Tiago Dinis, FCTUC, 1º lugar CNU de Natação PC (Estafeta 4x50m Estilos) ;
Tomás Veloso, FEUC, 1º lugar CNU de Natação PC (400m Livres | Estafeta 4x50m Estilos) ;
Andreia Pingueiro, FCTUC, 1º lugar CNU de Atletismo PC (3000m Planos) ;
Elisabete Silva, FCDEF-UC, 1º lugar CNU de Atletismo PC (Estafeta 4x200m);
Francisca Cantante, FDUC, 1º lugar CNU de Atletismo PC (800m Planos | Estafeta 4x200m) ;
Luísa Pereira, FCDEF-UC, 1º lugar CNU de Atletismo PC (Estafeta 4x200m) ;
Pedro Mirassol, FCDEF-UC, 1º lugar CNU de Atletismo PC (400m Planos) ;
Sara Seabra, FMUC, 1º lugar CNU de Atletismo PC (60m Planos | Estafeta 4x200m) .

Na segunda parte da gala, foram apresentados os estudantes atletas que fazem parte do Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra (PAARUC), programa que pretende potenciar o desenvolvimento do mérito desportivo e académico reconhecendo a mais-valia de ter, dentro da sua comunidade académica, atletas de alto nível que representam o país e a Instituição.

Foi realizada a entrega simbólica de uma camisola da Universidade de Coimbra, aos seguintes atletas:

Afonso Duarte Costa, FLUC, Remo;
Simão Simões, FCTUC, Remo;
Telmo Pinão, FCDEF-UC, Paraciclismo;
Teresa Santos, FMUC, Judo;
Tomás Veloso, FEUC, Natação.

A terminar foi atribuído o Troféu da Gala do Desporto da Universidade de Coimbra que visa distinguir uma instituição e/ou personalidade que se tenha evidenciado pelo seu papel ativo e contributo em prol do desenvolvimento do Desporto na Universidade de Coimbra. Recebeu esta distinção a Associação Académica de Coimbra atendendo ao seu papel na promoção do desporto e atividade física na comunidade académica e com uma ação estrutural na promoção do desporto universitário.