Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Notícias :: 2006

7 a 9 de Dezembro :: Seminários

>> Bologna Seminar: “Doctoral Programmes in Europe”, Nice, França
Este seminário é organizado pela EUA em parceria com o Ministério francês de Educação e Investigação, e tem como principais objectivos: explorar questões e debates actuais sobre os programas doutorais num fórum alargado de peritos; analisar o estado dos programas doutorais na Europa; identificar as principais tendências, prioridades e pontos fracos na formação doutoral na Europa; aumentar o conhecimento sobre o desenvolvimento de programas doutorais e estimular a cooperação entre universidades e outras partes interessadas.

Para mais informações ou inscrição no seminário, visite o sítio web da EUA

30 de Novembro e 1 de Dezembro :: Congressos

>> 2nd Conference on “Internal Quality Assurance at Higher Education Institutions, OAQ & CRUS” Berna, Suíça
O Centro de Acreditação e Garantia da Qualidade das Universidades Suíças (OAQ) e o Conselho de Reitores das Universidades Suíças (CRUS) convida organizações e indivíduos envolvidos e interessados na garantia da qualidade interna para dois dias de congresso em Berna, Suíça. O programa do congresso focará, em primeiro lugar, a situação suíça no que toca à garantia interna da qualidade, e de seguida, serão abordados os contextos internacionais através de workshops especializados.
Eis aqui alguns tópicos de debate:
- De que forma está o contexto europeu a evoluir dentro da garantia da qualidade nas instituições de ensino superior?
- Como implementar um sistema de garantia da qualidade efectivo e coerente nas instituições de ensino superior?
- Quais os problemas mais comuns e como resolvê-los?
- O que podemos aprender com as instituições europeias que enfrentam desafios estimulantes na construção efectiva de um sistema de garantia da qualidade?
- A ligação entre sistemas internos e externos de garantia da qualidade;
- Qual o impacto das iniciativas nacionais e internacionais relativas à garantia da qualidade nas instituições de ensino superior?

Para mais informações, consulte o sítio web do OAQ

2 e 3 de Novembro :: Congressos

>> Congresso “Making the European Higher Education Area a Reality: The Role of Students.” Moscovo, Rússia
Este congresso é da responsabilidade do Conselho da Europa e da Russian University of Peoples’ Friendship. O local de realização do congresso será em Moscovo, na Russian University of Peoples’ Friendship, e centrar-se-á em aspectos como a participação dos estudantes na governância do ensino superior, a dimensão social do ensino superior, o papel das organizações de estudantes no processo de mudança, da experiência internacional da mobilidades estudantil, e a importância do ambiente de aprendizagem.

22 a 25 de Outubro :: Congressos

>> Congresso Europeu FEDORA "Guidance and Counselling within the European Higher Education Area," Vilnius, Lituânia
Este congresso promovido pelo Fórum Europeu de Orientação Académica (FEDORA) visa proporcionar uma oportunidade para o debate de questões relacionadas com orientação e aconselhamento na Área Europeia de Ensino Superior (EHEA). Além disso, visa também expandir o desenvolvimento de um diálogo entre profissionais em orientação e aconselhamento, que trabalham em áreas semelhantes dentro da Europa, bem como com outras partes interessadas relevantes.

19 de Outubro :: Entrevistas

>> “Se a frequência do ensino superior não duplicar em 20 anos, Portugal pode desaparecer”
António Dourado Correia faz uma análise à adequação do Ensino Superior Português e Europeu ao sistema previsto na Declaração de Bolonha e aponta alguns erros cometidos na sua aplicação.
Entrevista realizada por Joana Nunes, Jornal Universitário de Coimbra – A CABRA

19 a 21 de Outubro :: Congressos

>> “European labour Market for Academic Graduates” Universidade de Maastricht, Holanda
Este é o primeiro congresso internacional sobre o “Mercado de Trabalho Europeu para Universitários” que será realizada na Universidade de Maastricht, Holanda. O assunto central deste evento será a empregabilidade dos estudantes graduados, segundo o sistema preconizado pelo Processo de Bolonha. Irão os universitários europeus do futuro trabalhar no estrangeiro, ou reinvestir as suas experiências internacionais nas suas regiões locais? Será que os critérios de selecção dos recrutadores irá mudar? Como será valorizada a experiência internacional? – Estas são algumas das questões que irão ser abordadas por professores universitários, organizações internacionais, empregadores e recrutadores.

13 de Outubro :: Entrevistas

>> “A maior parte dos estudantes está favorável a este processo”
O presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), José Tomás da Silva, congratula-se com a aprovação do curso por parte da Direcção-Geral de Ensino Superior (DGES), mas teme que os cortes governamentais ponham em perigo a aplicação do Processo de Bolonha.

Entrevista realizada por Hélder Almeida e João Campos, Jornal Universitário de Coimbra – A CABRA

>> “Precisamos que os alunos e os professores interiorizem que o regime agora é diferente”
O presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), João Gabriel Silva, está satisfeito com a aplicação do Processo de Bolonha no Departamento de Engenharia Informática (DEI), mas teme que o mesmo não suceda noutras escolas.

Entrevista realizada por João Campos e Sandra Henriques, Jornal Universitário de Coimbra – A CABRA

28 e 29 de Setembro :: Seminários

>> Nordic Official Bologna Seminar - "Looking out! Bologna in a global setting" Oslo, Noruega
Neste seminário promovido pelos países nórdicos – Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia – com o apoio do Conselho de Ministros nórdico, serão discutidos aspectos da “dimensão externa” do Processo de Bolonha: como é que a Área Europeia de Ensino Superior é vista pelo resto do mundo e como é que esta vê o ensino superior no resto do mundo, através de palavras-chave como atractividade, competitividade e cooperação.

Para saber mais, aceda a www.bolognaoslo.com

21 e 22 de Setembro :: Seminários

>> "Bologna Process Official Seminar on Joint Degrees" - Berlim, Alemanha
O objectivo deste seminário é discutir os desenvolvimentos recentes e o potencial futuro dos programas de estudo conjuntos. Serão apresentadas conclusões de um estudo realizado em 2006, bem como exemplos de boas práticas e possíveis soluções para os problemas actuais com que se deparam profissionais e decisores nesta área.

29 de Agosto a 2 de Setembro :: Congressos

>> Round Table on Bologna at European Society for the Study of English Conference, Londres
A European Society for the Study of English (ESSE) que conta com a participação de 7,600 especialistas em línguas, literaturas e culturas de expressão inglesa de 33 países europeus, realizará o seu próximo congresso bienal em Londres entre 29 de Agosto e 2 de Setembro de 2006. Uma das actividades deste congresso será a constituição de uma mesa redonda à volta do tema da implementação do Processo de Bolonha e as suas implicações para os Estudos Ingleses.

Para ver informação mais detalhada, aceda à página do Congresso

12 a 14 de Julho :: Seminários

>> "Bologna Process Official Seminar on Employability" - Swansea, País de Gales
Este importante seminário centrar-se-á nos meios de estimular a empregabilidade de graduados europeus, nomeadamente, depois de terem concluído uma licenciatura (1º ciclo), um mestrado (2º ciclo) ou um doutoramento (3º ciclo). Os temas que se seguem serão abordados a partir de variados pontos de vista, incluindo docentes, estudantes, empregadores e organizações profissionais:
- Como assegurar que ensino superior, particularmente ao nível da licenciatura, é relevante para o mercado de trabalho;
- Como garantir que os empregadores estão a par das competências adicionais que os graduados dos três ciclos adquirirão;
- Maior promoção da empregabilidade através de Bolonha.

Para mais informação aceda à página sobre este seminário

24 a 26 de Junho :: Seminários

>> Bologna Process Official Seminar "Putting European Higher Education Area on the Map: Developing Strategies for Attractiveness." Atenas, Grécia
Este seminário baseado no tema da atractividade da Área Europeia de Ensino Superior, estará sob a responsabilidade do Ministério grego da Educação e dos Assuntos Religiosos em colaboração com a Associação para a Cooperação Académica (ACA) e a Agência grega para a Garantia da Qualidade. O seminário faz parte de um ciclo oficial de seminários, acompanhado pelo Grupo de Trabalho para a Dimensão Externa do Processo de Bolonha, cujas conclusões e recomendações contribuirão para o Congresso Ministerial de Londres, em 2007.

Veja aqui o programa completo do seminário

16 de Junho :: Conferências

>> 'Curricular Reform Taking Shape; Learning Outcomes and Competencies in Higher Education,' Bruxelas, Bélgica
Esta conferência é da responsabilidade do projecto “Tuning Educational Structures in Europe” em cooperação com a Comissão Europeia, e centrar-se-á na temática dos resultados de aprendizagem e na aquisição de competências no Ensino Superior.

Veja aqui o programa completo da conferência

7 a 9 de Junho :: Congressos

>> International Interdisciplinary Conference "ECTS and Assessment in Higher Education," Universidade de Umea, Suécia
O tema central deste Congresso, organizado pelo “Department of Educational Measurement” da Universidade de Umea, é o Sistema Europeu de Transferência de Créditos e a Avaliação no Ensino Superior.

As actas da conferência estão disponíveis aqui

1 de Junho :: Conferências

>> A researchers' labour market: Europe a pole of attraction?, Schwarzenbergplatz 4, Viena, Áustria
Esta conferência insere-se no programa da presidência austríaca da União Europeia (Janeiro a Junho de 2006). No contexto do desenvolvimento do Espaço Europeu de Investigação e do Espaço Europeu de Ensino Superior surge a necessidade de criar condições para atrair bem como manter investigadores altamente qualificados e motivados. Melhorar a atractividade das carreiras de investigação é o elemento-chave para a concretização de um mercado de trabalho europeu de investigadores e para o crescimento da competitividade europeia nesta área. Entre muitos outros aspectos, será focada a importância da criação da Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores, pela Comissão Europeia.

Saiba mais sobre o evento

2 de Maio :: Artigos de opinião

>> "Bolonha e o Financiamento"
Por Pedro Lourtie, Diário Económico 

27 e 28 de Abril :: Congressos

>> Congresso da EURASHE "The Dynamics of University Colleges in the EHEA" Dubrovnik, Croácia
Neste 16º congresso anual da EURASHE (European Association of Institutions in Higher Education) estarão em destaque os novos mestrados no Ensino Superior e a abertura do Ensino Superior à educação ao longo da vida e à formação e educação vocacional.

Veja aqui o programa das conferências

24 de Abril :: Artigos

>> Bolonha também é para os estudantes
"Um curso para exercer uma profissão ou exercer o curso como uma profissão?"
Diário de Notícias  

1 de Abril :: Artigos

>> Centenas de cursos mudam para o ano
“Centenas de cursos do ensino superior universitário e politécnico poderão vir a abrir portas, já no próximo ano lectivo, obedecendo aos moldes previstos no Processo de Bolonha”
Jornal de Notícias 

31 de Março :: Artigos

>> Portugal a duas velocidades em direcção a Bolonha
“O Jornal de Negócios fez uma ronda pelas sete maiores universidades públicas e outras tantas privadas, numa amostra que representa mais de 200 mil alunos e quase 30 mil professores.”
Jornal de Negócios 

30 de Março a 1 de Abril :: Seminários

>> Bologna Process Official Seminar, “The Cultural Heritage and Academic Values of European Universities and the Attractiveness of the EHEA." Vaticano
No âmbito do quadro de actuação estabelecido pelo Grupo de Acompanhamento do Processo de Bolonha, com o intuito de expandir temas específicos inerentes ao Processo de Bolonha, a Santa Sé, que assinou a Declaração de Bolonha na Cimeira de Berlim em Setembro de 2003, através da Congregação para a Educação Católica, irá realizar um seminário sobre “O Património Cultural e os Valores Académicos das Universidades Europeias e a Atractividade do Espaço Europeu de Ensino Superior”, em colaboração com UNESCO-CEPES, o Conselho da Europa, a Associação de Reitores das Universidades Pontíficas Romanas e as Academias Pontíficas.

Saiba mais sobre este seminário

13 de Março :: Artigos de opinião

>> Bolonha: o que falta fazer?
“O que falta fazer? Aprovado o pacote legislativo de Bolonha, designadamente o decreto-lei relativo aos graus académicos e diplomas do Ensino Superior, poder-se-á sustentar que o essencial está feito. É essa a posição inequívoca do MCTES.”

Por Paulo Peixoto, Presidente da Direcção do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) 

1 de Março :: Artigos

>> Declaração de Bolonha – Avanços e Controvérsias
“Após a divulgação do primeiro diploma promulgado por Cavaco Silva, no dia 20 de Março, - um decreto-lei que alinha o ensino superior português com o Processo de Bolonha - , as universidades apresentam os ‘novos’ cursos já em 2006/2007.”

Revista da Qualidade 

10 de Fevereiro :: Seminários

>> EURASHE HE Seminar “Short Cycle Higher Education in the EHEA and Beyond”, Blois, França
O HESC (Higher Education Short Cycle) está em constante evolução na Europa, de acordo com as recomendações preconizadas pelo Processo de Bolonha. Contudo, a sua integração faz-se a ritmos diferentes, com entusiasmos e resultados diversos, dependendo do país envolvido. Será interessante ver como é que estas evoluções se estão a processar num número representativo de países, e ouvir o que é que os outros estão a planear fazer.

26 e 27 de Janeiro :: Workshops

>> Eurostudent Workshop, Berlim, Alemanha
O workshop do Eurostudent tratará os aspectos individuais socio-económicos da vida dos estudantes nas instituições de ensino superior europeias, e será acolhido pelo Ministério Federal Alemão para a Educação e a Ciência. 

25 de Janeiro :: Artigos

>> Sindicatos querem ser ouvidos sobre Bolonha
“Apesar de o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) não ter pedido aos sindicatos para se pronunciarem sobre a regulamentação do Processo de Bolonha, estes estão a produzir pareceres sobre o novo paradigma de ensino superior que será aplicado no espaço europeu até 2010.”
Por Bárbara Wong, Público 

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
Boas Praticas