Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Notícias :: 2007

24 de Maio :: Publicações

>> “Focus on the structure of higher education in Europe. National Trends in the Bologna Process - 2006/07 Edition” pela Eurydice
Esta publicação apresenta um estudo sobre a actual organização da estrutura do ensino superior nos 45 países que aderiram ao Processo de Bolonha e sua relação com os objectivos estabelecidos neste âmbito até 2010.

Aceda à publicação integral 

24 de Maio :: Relatórios

>> “Trends V: Universities shaping the European Higher Education Area” pela EUA
Já está disponível o relatório que mostra o progresso feito pelas universidades europeias na implementação das reformas de Bolonha, e sublinha os principais problemas e desafios a enfrentar no futuro. É um documento importante para todos aqueles que se preocupam com o ensino superior.

Conheça o relatório

24 de Maio :: Relatórios

>> “Report to the London Conference of Ministers on a European Register of Quality Assurance Agencies” pela ENQA
O sistema de registo a ser desenvolvido, por recomendação da ENQA, terá como propósito ampliar e apoiar o desenvolvimento do Espaço Europeu de Ensino Superior com base na recolha, registo e gestão de informação fiável sobre as agências de garantia da qualidade a operar na Europa.

Aceda aqui ao relatório

22 de Maio :: Recomendações

>> “Recommendation on the Public Responsibility for Higher Education and Research” Adoptada pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa em 16 de Maio de 2007
Este documento apela às autoridades públicas que se responsabilizem pela gestão e pelo financiamento adequado do ensino superior e da investigação, de forma empenhada e consciente, encarando essa gestão e financiamento como investimentos num desenvolvimento sustentado que possa servir os interesses da sociedade e dar resposta aos desafios mais amplos que já se fazem sentir e que irão aumentar num futuro próximo.

Para ler esta recomendação, aceda aqui

22 de Maio :: Relatórios

>> “Towards Strong Creative Arts Disciplines in Europe” pela European Association of Conservatoires and European League of Institutes of the Arts
Neste documento dirigido aos Ministros reunidos na Conferência de Londres durante este mês, a Associação de Conservatórios e a Liga Europeia de Institutos das Artes resumem os progressos e as acções empreendidas ao longo dos últimos anos para a implementação dos objectivos e recomendações decorrentes do Processo de Bolonha na área dos estudos artísticos.

Ver este documento em língua inglesa
Ver este documento em língua francesa
Ver este documento em língua alemã

21 de Maio :: Notícia

>> ESIB muda o seu nome para ESU
A Associação Nacional de Estudantes na Europa (The National Union of Students in Europe - ESIB) mudou o seu nome para Associação Europeia de Estudantes (European Students’ Union - ESU). A decisão foi tomada no 52.º Encontro de Direcções, realizado em Londres nos dias 10 a 13 de Maio, por ocasião do 25.º aniversário da ESIB. O novo nome foi anunciado na Conferência Ministerial de Londres, sendo o papel activo desta associação realçado no contexto do Processo de Bolonha ao lado dos outros membros do Grupo de Acompanhamento (BFUG).

Visite o novo sítio web da ESU

18 de Maio :: Comunicados

>> “Towards the European Higher Education Area: responding to challenges in a globalised world” – London Communiqué
À semelhança dos anteriores comunicados resultantes das Conferências de Ministros bianuais, este dá conta dos progressos feitos desde o último encontro, neste caso o de Bergen em 2005, nas áreas fundamentais da mobilidade, da estrutura dos graus, do reconhecimentos dos estudos, do quadro de qualificações, da aprendizagem ao longo da vida, da garantia da qualidade, dos estudos doutorais, do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) num contexto global, da empregabilidade e das prioridades para 2009. Continua a ser sublinhada a importância de um empenho sério pela competitividade e atractividade do EEES.

Ler o comunicado

16 de Maio :: Comunicados de imprensa

>> Comunicado de imprensa sobre a 5.ª Conferência Ministerial de Bolonha, Londres, 17-18 de Maio de 2007
Nos dias 17 e 18 de Maio, os ministros responsáveis pelo Ensino Superior de 45 países europeus irão encontrar-se em Londres para discutir o progresso do Processo de Bolonha, que visa o estabelecimento de um Espaço Europeu de Ensino Superior até 2010. Os ministros adoptarão ainda uma estratégia para tentar chegar a outros continentes, e aprovarão a criação de um registo das Agências para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior Europeu.

Ler o comunicado de imprensa na íntegra

15 de Maio :: Comunicados de imprensa

>> Comunicado de imprensa da ESIB
O Comité da ESIB passou o último ano a recolher informação por toda a Europa sobre a implementação do Processo de Bolonha. Esta recolha teve muito bons resultados que estão compilados na 3.ª edição de “Bologna with Student Eyes” [Bolonha através do olhar dos estudantes]. O relatório vai ser apresentado aos ministros europeus do ensino superior, na pessoa do presidente da ESIB, Koen Geven na quinta-feira, na cimeira de Bolonha em Londres. Um dos aspectos focados é o facto de muitos governos europeus estarem a adoptar medidas que se coadunam com as suas agendas nacionais e a negligenciar outras medidas importantes para o benefício dos estudantes.

Ler o comunicado de imprensa na íntegra

14 de Maio :: Comunicados

>> “Adequação do Ensino Superior ao Processo de Bolonha” pelo MCTES
Este documento breve faz um pequeno balanço da adequação do ensino superior português às recomendações decorrentes do Processo de Bolonha, dando a conhecer alguns dados estatísticos relativos ao registo e funcionamento de cursos dos 1º e 2º ciclos de estudo, bem como ao uso dos créditos do Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS) durante o ano lectivo de 2006/2007. São também mencionados os diplomas em vigor que contribuem para a correcta aplicação do Processo de Bolonha, e como anexo, podemos encontrar um pequeno mapa que nos dá conta do nível de implementação geral da estrutura de três ciclos de estudo, do uso dos créditos ECTS e do Suplemento ao Diploma, nos 45 países que aderiram ao Processo de Bolonha.

Ler o documento na íntegra

12 de Maio :: Declarações

>> “Position on Employability of Graduates” pela Confederação Europeia de Empresas (Business Europe)
Este documento argumenta que a evolução na direcção de uma organização do trabalho baseada na interdisciplinaridade e nos processos requer cada vez mais que os empregados sejam adaptáveis, que desenvolvam capacidade de resolver problemas e de trabalhar em equipa. A empregabilidade dos graduados tem de se tornar uma missão para universidades e outras instituições de ensino superior. Estes aspectos têm de se reflectir no desenho dos currículos e têm de funcionar como o principal critério de qualidade dos futuros cursos.

Ler o documento completo

29 a 31 de Março :: Eventos

>> 4.ª Convenção de EUA - "Europe's universities beyond 2010 - diversity with a common purpose"
As inscrições estarão abertas durante o mês de Dezembro de 2006 até 20 de Fevereiro de 2007, e a Convenção terá lugar nos dias 29 a 31 de Março de 2007, em Lisboa.

A 4.ª Convenção da EUA vai ser organizada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, pela Universidade de Lisboa, a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade Católica e a Universidade Nova de Lisboa.
Da Convenção resultará uma Declaração dirigida aos membros da EUA, governos e outras partes interessadas, a ser apresentada no próximo encontro ministerial sobre Bolonha em Londres, e será ainda largamente disseminada junto de decisores políticos a nível nacional e europeu. Essa Declaração constituir-se-á como a base da agenda da EUA para os próximos anos, mas mais importante ainda, como o título sugere, ela servirá para estabelecer o modo como as universidades europeias vêem o seu desenvolvimento pós 2010.

Saiba todos os detalhes sobre este evento

19 de Fevereiro :: Publicações

>> “The World Class University and Ranking Aiming Beyond Status” pela UNESCO-CEPES
Este trabalho produzido pela UNESCO-CEPES trata das vantagens e desvantagens do ranking de universidades.
Mais informação sobre esta publicação, nomeadamente, sobre como adquirir uma cópia
Em alternativa, poderá encomendar electronicamente através do sítio web www.cepes.ro

31 de Janeiro :: Seminários

>> Seminário no CES: "The Future of the European Universities and the Tools to Change Them: A view from Canada"
Seminário e Mesa Redonda no âmbito dos Programas de Doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global e Governação, Conhecimento e Inovação: "The Future of the European Universities and the Tools to Change Them: A view from Canada" por Marc Renaud (Université de Montréal )
31 de Janeiro de 2007, 15:00h, Sala de seminários (piso 2) do CES

Saber mais ou inscrever no seminário

29 de Janeiro :: Seminários

>> Official Bologna Seminar: “New Challenges in Recognition”, Riga, Letónia
Este seminário realizou-se me Riga, Letónia, durante os dias 25 a 26 de Janeiro, e foi organizado pelo Conselho da Europa e pelo Ministério da Educação e Ciência da Letónia com o apoio do Conselho da Europa e do Programa Sócrates.
Aspectos como o reconhecimento das qualificações e dos períodos de estudo no estrangeiro, bem como de outras experiências de aprendizagem anteriores foram o ponto de partida para a discussão e a partilha de boas práticas no contexto dos novos paradigmas que dominam o ensino superior.

Ver informação mais detalhada, incluindo o relatório de conclusões e recomendações do Professor Pavel Zgaga, e as comunicações proferidas por outros participantes

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
Boas Praticas