Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Principais Organismos Portugueses e Europeus

Agentes permanentes em Portugal

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES)

Agência Nacional para os Programas Sócrates e Leonardo da Vinci (AN)
A AN é um Grupo de missão que funciona na dependência conjunta dos Ministérios da Educação, da Segurança Social e do Trabalho, e da Ciência e do Ensino Superior. O seu primordial objectivo consiste em assegurar a gestão das acções dos Programas Aprendizagem ao Longo da Vida, Leonardo da Vinci e Iniciativa Europass, conjuntamente com a Direcção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia, e funcionar como ponto de contacto nacional para o Programa Tempus.

Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (GRICES)
É o serviço com responsabilidades na área da cooperação internacional nos domínios da ciência, da tecnologia e do ensino superior.

Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação (GAERI)
O GAERI é um serviço central do Ministério da Educação, equiparado a Direcção-Geral e dotado de autonomia administrativa, com funções de planeamento, coordenação, informação e apoio técnico em matéria de educação, no âmbito dos assuntos da União Europeia e das relações internacionais. O GAERI desenvolve as atribuições e competências estabelecidas no Decreto-lei nº 56/96, de 22 de Maio, nas seguintes áreas: assuntos comunitários; assuntos bilaterais e multilaterias; cooperação para o desenvolvimento.

Fórum Académico para a Informação e Representação Externa (FAIRE)
Federação fundada em 21 de Março de 2001 que conta com a participação de 28 estruturas estudantis, representando através dos seus membros mais de 170 000 estudantes do ensino superior português. O FAIRE é membro da Associação Europeia de Estudantes (ESU) e membro fundador da Rede de Representantes Estudantis do Mediterrâneo (MEDNET).

Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)
O CRUP é responsável pela coordenação e representação global das Universidades nele representadas, sem prejuízo da autonomia de cada uma delas. Incumbe-lhe ainda, nomeadamente, colaborar na formulação das políticas nacionais de educação, ciência e cultura, pronunciar-se sobre os projectos legislativos que digam directamente respeito ao ensino universitário público e sobre questões orçamentais deste nível de ensino e contribuir para o desenvolvimento do ensino, investigação e cultura e, em geral, para a dignificação das funções da universidade e dos seus agentes, bem como para o estreitamento das ligações com organismos estrangeiros congéneres.

Agentes permanentes na Europa

Direcção Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia
A Direcção-Geral é responsável pela organização e gestão dos pelouros da educação e formação, juventude, cultura, sociedade civil, multilinguismo e desporto. o seu objectivo geral é "reforçar e promover a aprendizagem ao longo da vida, a diversidade linguística e cultural, a mobilidade e o empenhamento dos cidadãos europeus, em especial dos jovens."

Conselho da Europa
O Conselho da Europa, a mais antiga (1949) organização política do continente: reagrupa 47 países, recebeu a candidatura de 1 outro país (Bielorrússia) e reconheceu o estatuto de observador a 5 outros Estados (Santa Sé, Estados Unidos, Canada, Japão e México); é distinto da União Europeia dos "27", mas nunca nenhum país aderiu à União sem primeiro ter pertencido ao Conselho da Europa; tem a sua sede em Estrasburgo (França). Entre os seus principais objectivos consta ser um ancoradouro político e o guardião dos direitos do homem para as democracias post-comunistas da Europa, ajudar os países da Europa central e oriental a pôr em marcha e a consolidar reformas políticas, legislativas e constitucionais, paralelamente às reformas económicas, fornecer um certo “know-how” em domínios como os dos direitos do homem, da democracia local, da educação, da cultura, do meio ambiente.

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi criada em 1945. O principal objectivo da UNESCO é contribuir para a paz e segurança no mundo promovendo a colaboração entre nações através da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação de forma a alargar o respeito universal pela justiça, pelo cumprimento das leis e pelos direitos humanos e fundamentais afirmados pelos povos do mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião, através da Carta das Nações Unidas.

Centro Europeu de Ensino Superior
O Centro Europeu de Ensino Superior (CEPES) é uma unidade descentralizada do Secretariado da UNESCO, que foi criado em 1972 com o objectivo de promover a cooperação no ensino superior entre os estados membros da região europeia. Para além dos países europeus, o CEPES abrange também países da
América do Norte e Israel.

Associação de Universidades Europeias
A Associação das Universidades Europeias (EUA) representa e apoia instituições de ensino superior em 46 países, proporcionando-lhes uma plataforma única de cooperação e de informação actualizada sobre as últimas tendências na área do ensino superior e das políticas de investigação. Os membros da Associação são representantes de universidades, associações nacionais de reitores e outras organizações internacionais, activas no ensino superior, na investigação e inovação, que pelos seus conhecimentos especializados, desempenham um papel fundamental no sector. A sua missão é fomentar o desenvolvimento de um espaço europeu de ensino superior e de investigação, que seja coerente e baseado em valores comuns, e promover e fortalecer o papel das instituições.

Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior
A Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior (EURASHE) foi fundada em 1990 em Patras, na Grécia, com o propósito de representar as instituições do ensino superior não-universitário (politécnico e outros sub-sectores equivalentes). Actualmente, a EURASHE é uma organização de peso, que lida com os novos desafios e barreiras colocados a estas instituições pela internacionalização da educação no contexto europeu, promovendo, para tal, a cooperação internacional e defendendo os interesses das instituições de ensino superior não universitário no seio de organizações internacionais.

A EURASHE procura, igualmente, ser uma forma de fortalecer a capacidade de resposta das instituições às necessidades e exigências do emergente mercado de trabalho, um meio de promover o conhecimento dos diferentes sistemas de ensino europeus e procura ainda consciencializar os responsáveis das instituições de ensino superior de que não podem ficar alheios às alterações resultantes do processo de reforma do ensino superior na Europa.

Associação Europeia de Estudantes
A Associação Europeia de Estudantes (ESU) é a organização “plataforma” dos estudantes europeus que abrange 50 associações nacionais de estudantes de 37 países, representando cerca de 10 milhões de estudantes do espaço europeu. O seu propósito é representar e promover os interesses educacionais, sociais, económicos e culturais dos estudantes ao nível europeu, particularmente junto da União Europeia, do Conselho da Europa e da UNESCO.

Associação Europeia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior
A Associação Europeia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior (ENQA) é uma rede europeia criada para difundir informação, experiências, boas práticas e novos desenvolvimentos nos campos da assessoria e garantia da qualidade do Ensino Superior. O objectivo da ENQA é promover a cooperação nestes campos, entre todos os actores envolvidos no processo de garantia da qualidade, ou seja, as autoridades nacionais responsáveis pela garantia da qualidade no ensino superior, as instituições de ensino superior dos estados-membros da União Europeia e as agências de avaliação da qualidade.

Estrutura Pan-europeia da Internacional de Educação
A Estrutura Pan-europeia da Internacional de Educação é a estrutura europeia regional da Internacional de Educação que incorpora o Comité Sindical Europeu de Educação e representa professores e investigadores de 142 organizações em 45 países.

União das Confederações da Indústria e do Patronato na Europa
A União das Confederações da Indústria e do Patronato na Europa alterou o seu nome em 2007 para BUSINESSEUROPE e é uma organização cujos objectivos principais se traduzem na implementação de reformas para o crescimento e o emprego, na integração do mercado europeu, na modelação da globalização e na luta contra todo o tipo de proteccionismos, na promoção de um sistema energético seguro, competitivo e amigo do ambiente, e na reforma de sistemas europeus sociais para responder aos desafios globais.

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
Boas Praticas