Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Projecto Tuning

Tuning Educational Structures in Europe é um projecto conduzido por universidades que visa oferecer uma abordagem concreta da implementação do Processo de Bolonha ao nível das instituições de ensino superior e das diferentes áreas de estudo. A abordagem Tuning consiste numa metodologia para (re) desenhar, desenvolver, implementar e avaliar programas de estudo para cada um dos ciclos de estudo de Bolonha. Esta abordagem pode ser considerada válida em todo o mundo uma vez que foi testada em diversos continentes e provou ser adequada e produtiva.

Para além disso, o Tuning serve de plataforma de desenvolvimento para um quadro de qualificações comparáveis e compatíveis entre si, descritas em termos de volume de trabalho, nível, resultados de aprendizagem, competências e perfil, contribuindo assim de forma decisiva para a elaboração do quadro europeu de qualificações. O Tuning distingue entre competências genéricas e específicas de cada área de estudo e está a desenvolver descritores por ciclo para um número cada vez maior de áreas de estudo.

Lançado em 2000, e apoiado financeira e moralmente pela Comissão Europeia, o projecto é coordenado pelas Universidade de Deusto (Espanha) e Groningen (Holanda) e actualmente cobre já a vasta maioria dos países aderentes ao Processo de Bolonha, incluindo a Ucrânia e desde 2006 a República Federal da Rússia. Um projecto semelhante foi iniciado em 2003 para 18 países da América Central e do Sul: Tuning América Latina. Este último é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do projecto Alfa. 

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
Boas Praticas