Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Redes Temáticas e Redes de Universidades

Thematic Networks – Redes Temáticas

Uma Rede Temática caracteriza-se pela existência de uma plataforma de cooperação entre departamentos de instituições de ensino superior e outros parceiros (organizações académicas, empresas). O principal objectivo deste programa é melhorar a qualidade, definir e desenvolver uma dimensão europeia dentro de uma determinada área de estudos. Alternativamente, podem ser estudados tópicos de natureza inter ou multi-disciplinar, ou outros assuntos de interesse comum, tais como gestão universitária e garantia da qualidade. A cooperação dentro das Redes Temáticas deverá sempre conduzir a resultados que possam ter um impacto de largo espectro nas universidades europeias dentro da área de estudos em causa.

A Universidade de Coimbra faz parte de algumas redes temáticas de excelência, como por exemplo:

  • HUMANITARIANNET
    Objectivos: analisar as causas das crises humanitárias e formular estratégias apropriadas para a reabilitação e o desenvolvimento através de programas de estudo; apoiar e reforçar continuadamente uma rede de universidades, centros de investigação especializados e organizações inter-governamentais e não governamentais empenhadas na formação de estudantes e profissionais da área do desenvolvimento humanitário
  • ECTN 3 - The New Generation of Chemists
    Objectivos: disponibilizar ferramentas e apoio às instituições de ensino superior para quês estas possam responder às mudanças significativas decorrentes do Processo de Bolonha; dotar a Europa de mais e melhores profissionais na área da Química.
  • BIOTECHUNTE - Biotechnology University Formation for Enterprises Development
    Objectivos: este projecto visa implementar o desenvolvimento das Indústrias Biotecnológicas através da criação de sinergias entre instituições académicas e empresas
  • CLIOHNET- Creating Links and Innovative Overviews to Enhance Historical Perspective in European Culture
    Objectivos: trazer o estudo da história e a perspectiva histórica para o seio dos actuais desafios da sociedade e da educação europeias, numa tentativa de os compreender e influenciar de modo crítico e fundamentado; utilizar as oportunidades notáveis criadas pela rápida expansão dos contactos entre as diversas tradições culturais e educacionais europeias, na construção de uma abordagem supranacional, diacrónica e comparativa do estudo e do ensino da história.
  • ECET - European Computing Education and Training
    Objectivos: reunir os conhecimentos de departamentos, empresas e associações da área da Computação, e melhorar consideravelmente a qualidade da formação de especialistas em Computação; utilizar as tecnologias de informação e comunicação mais actualizadas na construção de um departamento virtual de Computação – o “VIRTUAL EUROPEAN DEPARTMENT of COMPUTING (VEDoC)” – para a concretização de uma dimensão europeia na área do ensino e da formação em Computação. 


Para mais informação sobre esta matéria, consulte o sítio web da Comissão Europeia

University Networks – Redes de Universidades

  • Coimbra Group
    O Grupo de Coimbra é uma rede integrada de universidades europeias que pretende implementar o conceito de “UNIVERSITAS”, através da criação de especiais ligações académicas e culturais e de canais de informação e intercâmbio. A cooperação é estabelecida entre Reitores, gabinetes de Relações Internacionais e membros das diferentes faculdades. Para o Grupo de Coimbra as diferenças não são encaradas como uma barreira à comunicação, mas sim como um contributo para a verdadeira perspectiva europeia do Grupo. As suas áreas de interesse não se confinam aos países comunitários, abrangendo igualmente os países da Europa Central, de Leste e Sudoeste, os países Mediterrâneos não membros da U.E, África e América Latina. 
  • Compostela Group
    O Grupo de Compostela é uma associação não lucrativa, criada formalmente em 1994 e cujo campo de actuação é internacional. Enquanto rede de cooperação entre as universidades localizadas no “Caminho para Santiago de Compostela”, o Grupo celebra acordos com Governos, instituições internacionais e outro tipo de associações, originárias não só dos países da U.E. mas também de outros países europeus e da Austrália, perfazendo um total de 22 países. 
  • Santander Group
    O Grupo de Santander é uma rede de universidades europeias, criado com o propósito de estabelecer ligações académicas, culturais e socioeconómicas, bem como serviços e canais de informação específicos e avançados. Além disso, o Grupo promove a interacção entre universidades e as regiões e comunidades em que se inserem, para o desenvolvimento social e tecnológico. 
  • Utrecht Network
    A Rede de Utrecht é composta por 30 membros (representando 33 universidades) que cooperam na área da internacionalização do ensino superior. Os membros da Rede, oriundos de toda a U.E., EFTA e Europa Central, representam instituições de ensino proeminentes que assumem responsabilidades culturais juntamente com as suas missões de ensino e investigação. 
  • UNICA – Network of Universities from the Capitals of Europe
    A UNICA é uma rede de 42 universidades das capitais da Europa que conta com a colaboração de mais de 120 000 profissionais e 1 500 000 estudantes. O seu papel é promover a excelência académica, a integração e a cooperação entre as universidades membro por toda a Europa. Para além disso, propõe-se também ser um motor para o desenvolvimento do Processo de Bolonha e da integração das universidades da Europa Central e de Leste no Espaço Europeu de Ensino Superior.
© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
Boas Praticas