Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Luís José Proença de Figueiredo Neves





Luís Neves


Completou a licenciatura em Geologia na Universidade de Coimbra em 1984, tendo-se doutorado em 1991 na especialidade de Mineralogia, Petrologia e Geoquímica. 

É Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Ao longo da carreira académica desempenhou diversos cargos de gestão universitária: Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente e Vice-Presidente da Comissão Executiva e da Comissão Científica do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da FCTUC, Subdiretor da FCTUC e, nos últimos oito anos, Diretor da FCTUC. 

Desenvolveu trabalho de Investigação em diversas Unidades de I&D, integrando atualmente o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC (CITEUC). 

É autor, co-autor e editor de numerosas publicações científicas e de comunicações em congressos nacionais e internacionais no seu domínio de especialização, com ênfase em anos mais recentes na temática dos riscos naturais e da geotermia. 

No domínio da investigação aplicada prestou apoio técnico ao processo de requalificação ambiental das antigas explorações mineiras de urânio da Região Centro, integrando a equipa do Laboratório de Radioatividade Natural do Departamento de Ciências da Terra da UC. É desde 2013 Presidente da Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (filiada na Associação Internacional de Proteção Radiológica - IRPA).


Fotografia: UC | Paulo Amaral