Luís José Proença de Figueiredo Neves

Completou a licenciatura em Geologia na Universidade de Coimbra em 1984, ano em que ingressou na carreira docente universitária como Assistente Estagiário, tendo-se doutorado em 1991 na especialidade de Mineralogia, Petrologia e Geoquímica.

É desde 2005 Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Ao longo da carreira académica desempenhou diversos cargos de gestão universitária ao nível do Departamento (Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente e Vice-Presidente da Comissão Executiva e da Comissão Científica) e da FCTUC (Vice-Presidente do Conselho Diretivo da FCTUC, Subdiretor da FCTUC e, no período 2011-2019, Diretor da FCTUC). No mandato 2019-2023 foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

É autor, co-autor e editor de numerosas publicações científicas e de comunicações em congressos nacionais e internacionais no seu domínio de especialização, com ênfase em anos mais recentes na temática da radioatividade natural e da geotermia. Integra a equipa do Laboratório de Radioatividade Natural do Departamento de Ciências da Terra da UC, é membro do CITEUC (Centro de Investigação a Terra e do Espaço) e é desde 2013 Presidente da Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações. Integra, desde 2020, o grupo de peritos do Artigo 37 do Tratado Euratom, o qual opera junto da Comissão Europeia (DG Energy).