Herbário da Universidade de Coimbra

Colegas de S. Tomé e Príncipe em estágio no Herbário da Universidade de Coimbra

O Herbário da Universidade de Coimbra recebe 3 colegas de São Tomé e Príncipe com o objectivo de receberem formação em todos os aspectos que envolvem a gestão de uma colecção de herbário, desde a preparação e montagem dos exemplares, até à sua informatização e disponibilização dos dados online.

Angela Lima, Dilson Madre Deus e Davide Dias são colaboradores do projecto Flora Ameaçada de São Tomé & Príncipe, um projecto do qual o Herbário da Universidade de Coimbra é parceiro, a par com outras instituições de referência para o estuda da flora do arquipélago.

Durante 3 meses, estes visitantes trabalham na preparação de exemplares colhidos no âmbito deste projecto, mas também em exemplares já existentes no Herbário de relevante importância taxonómica, com vista à sua disponibilização online através do nosso Catálogo Online e da infraestrutura de dados GBIF (Global Biodiversity Information Facility), que também financia esta parceria através do projecto Unlocking data on plant biodiversity for decision-making in São Tomé and Príncipe.

A publicação destes dados numa perspetiva de Ciência Aberta permitirá a sua consulta aos investigadores e cidadãos, possibilitando um melhor conhecimento da flora e o desenvolvimento de programas de conservação com o envolvimento das populações locais.