Pré-clinica
A Unidade de imagem pré-clínica serve como plataforma para investigadores (internos ou externos) que pretendam realizar investigação com animais no ICNAS e pode fornecer uma gama de serviços que incluem, aquisição de imagens PET e MRI (incluindo estudos híbridos), imagem híbrida de fotoacústica e OCT, além de processamento/quantificação de imagens e biodistribuição. Inserido nesta unidade pré-clinica está o biotério de roedores (alojamento IVC), com acompanhamento veterinário diário.
Descrição
O biotério tem como principal missão assegurar a criação e a manutenção de animais utilizados para fins científicos, nas melhores condições sanitárias e de bem-estar.
A unidade está devidamente licenciada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária da Autoridade Nacional (DGAV). Todo o pessoal é certificado e todos os procedimentos são feitos de acordo com as diretrizes nacionais e europeias em bem-estar animal. Os utilizadores do biotério são credenciados pela DGAV, nomeadamente para as funções: a) realização de procedimentos em animais, b) concepção de procedimentos e projetos, c) cuidados com animais e d) occisão de animais (DL.113/2013) .
O ICNAS-UC é signatário do Acordo de Transparência da Investigação Animal em Portugal. Esta é uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa para a Ciência em Animais de Laboratório (SPCAL) em colaboração com a European Animal Research Association (EARA) para promover a transparência sobre a utilização de animais na investigação biomédica no nosso país.
Contribuímos para uma melhor investigação baseada nos mais altos princípios éticos e no bem estar animal.
Os nossos serviços fornecem dados reprodutíveis e confiáveis, baseados nos melhores métodos científicos.
Serviços
Tefefone: 239 488510
Email: bioterio@icnas.uc.pt
Coordenador da unidade: José Vitor Oliveira Sereno
Médica Vetrinária designada: Susana Barroso
Tratadores:
Bárbara Lima
João Martins