3 Dez | Industria 4.0, no Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Rómulo de Carvalho

Palestra "Indústria 4.0 - Desafios e Ameaças" com Norberto Pires, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é responsável pelo laboratório de Robótica Industrial.
29 novembro
Industria 4.0

Evento no Facebook

A entrada é livre e destinada ao público em geral interessado em cultura científica.

Palestra inserida no ciclo de palestras "Ciência às Seis", coordenado por António Piedade, a decorrer de Outubro de 2019 a Julho de 2020.

RESUMO DA PALESTRA:

A Indústria 4.0 é normalmente conhecida como a 4ª revolução industrial. No entanto, ao contrário do que aconteceu com as outros 3 revoluções industriais, a indústria 4.0 é uma revolução pré-anunciada, isto é, é anunciada como revolução antes de efetivamente o ser.

O que explica este facto? Por que razão precisamos de uma nova revolução industrial? O que pretendemos resolver? O que está em causa? Quais são os conceitos novos? Quais são os desafios? Que ameaças enfrentamos? Como estão a ser desafiados os centros de conhecimento? Que impactos são esperados? E que implicações éticas existem?

Esta palestra procura dar respostas a estas e outras perguntas e colocar em perspetiva tudo o que está a acontecer em torno deste tema fascinante.